Luz no Campos da FCA apresenta a palestra “Apolo e Dionísio”

No dia 04 de maio, às 18h, no auditório da Fazenda Lageado, acontece mais uma edição do projeto “Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer”, com a palestra “Apolo e Dionísio: forças antagônicas e complementares no mito e na psique”, ministrada por Cristina Rodrigues Franciscato.

O mundo é permeado e sustentado por forças, transcendentes e determinantes, que os antigos gregos denominavam deuses. O panteão olímpico revela um modo particular de ordenação do universo, pela distinção de vários tipos de poderes organizados em hierarquias, onde cada divindade possui seus domínios. “Na Teogonia, Hesíodo nos conta como Zeus, unido aos olímpicos, venceu forças primitivas e descomunais e organizou o Cosmos, outorgando a cada divindade as suas timai – honras, âmbitos de poder, esferas de atuação. Apolo e Dioniso estão entre as principais divindades da Grécia Antiga”, explica a palestrante. “Neste encontro, investigaremos os âmbitos de poder de cada um deles tal como nos revela a literatura grega. O objetivo é, na medida do possível, desvelar a importância e atuação dessas forças divinas não apenas no mito, mas também na natureza humana: o que esses deuses podem, simbolicamente, nos contar sobre poderes antagônicos e complementares que atuam em nossa psique”.

Cristina Rodrigues Franciscato é jornalista; mestre e doutora em Literatura Grega Antiga pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; tradutora da Tragédia "Héracles" de Eurípides do grego para o português (Editora Palas Athena, 2003). Coautora do livro “Estudos Sobre o Teatro Antigo” (Editora Alameda, 2010). Também é pesquisadora do grupo "Estudos sobre Teatro Antigo" (USP/ CNPQ) e da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos.

O Luz no Câmpus é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e da Fundação e Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é 1 kg de alimento não-perecível, que será doado a entidades assistenciais.

 

Assessoria de imprensa da FCA Unesp