Livro traz o último texto do escritor Hernani Donato

Sexta-feira, 26 de abril, será um dia de celebração para a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu. A Sessão Solene da Congregação, em comemoração aos 50 anos da unidade, acontece ? s 10 horas, no anfiteatro Casa da Arte e deve contar com a presença do reitor da Unesp e de vários ex-diretores da unidade.

Serão homenageados pessoas e instituições que contribuíram para que a FMVZ completasse cinco décadas de atividades como uma instituição de excelência em suas áreas de atuação. Também na Casa da Arte, ? s 16 horas, acontece a primeira exibição do DVD comemorativo aos 50 anos da Faculdade. Documentário traz depoimentos de alguns dos pioneiros da unidade, relatando as dificuldades dos anos iniciais e o empenho da comunidade em superá-las.

Às 19h30, na sede da Fepaf, na Fazenda Lageado, acontece o coquetel de lançamento do livro “O Sonho Possível – 50 anos da FMVZ – Unesp – Botucatu”. Em quase duzentas páginas, a obra traça a história da luta dos botucatuenses para conseguir a criação da Faculdade e dos anos iniciais da FCMBB. Aborda ainda os tempos em que a Faculdade funcionava no chamado “Morrinho”, a criação da Unesp, a estruturação da FMVZ e oferece um panorama atual das atividades da unidade.

O livro é composto por textos assinados por convidados, com destaque para o dramaturgo e novelista Alcides Nogueira e para o escritor e jornalista Hernâni Donato. O primeiro relata como um jovem botucatuense recebeu as mudanças que a Faculdade provocou no tecido social da Cidade dos Bons Ares. Já o texto de Donato, o último escrito por ele, descreve um episódio pitoresco na luta de Botucatu pela Faculdade.

O livro traz ainda textos do prefeito João Cury Neto; do reitor da Unesp, professor Julio Cezar Durigan; do professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, diretor da FMVZ; do historiador João Carlos Figueiroa; dos jornalistas Armando Delmanto e Sérgio Santa Rosa, além de mensagens dos representantes dos conselhos estadual e federal de Medicina Veterinária.

Além de dezenas de fotos históricas dos primórdios da FMVZ, o livro traz imagens atuais da Faculdade, produzidas especialmente pelos fotógrafos Aline Grego e Ary Diesendruck. Durante o coquetel de lançamento também estarão expostas fotos históricas da Faculdade.