Livro histórico celebra os 50 anos da FCA

A sexta-feira, 22 de maio, será um dia de celebração para a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu. A partir das 8h30, no auditório Professor Paulo Rodolfo Leopoldo acontece o lançamento do livro “O Conhecimento é uma Jornada – FCA/Unesp – 50 anos”.

Em quase duzentas e cinquenta páginas, o livro traça um histórico da instituição, dos seus primórdios até os dias atuais. O conteúdo foi construído a partir de documentos históricos e depoimentos de pessoas que vivenciaram momentos importantes da trajetória da Faculdade.

A obra relata fatos significativos como a luta dos botucatuenses para conseguir a instalação de uma faculdade no município, a implantação e os anos iniciais da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), o movimento dos alunos excedentes da Esalq/USP que culminaria na criação do curso de Agronomia, a Operação Andarilho, a luta pela incorporação da Fazenda Lageado e sua adaptação para receber uma unidade universitária e chega até a consolidação da FCA como uma das principais instituições de ciências agrárias do país.

Fartamente ilustrado, o livro traz muitas imagens históricas de todas as fases da FCA, além de belíssimas fotografias atuais de diversos setores da Faculdade, feitas com exclusividade pela jornalista e fotógrafa Aline Grego.

O livro traz ainda um anexo intitulado “Quem fez esta história”, que apresenta as listas completas com os nomes de todos os alunos de graduação, pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes que passaram pela unidade.

Também no dia 22, na sequencia do lançamento do livro, acontece a Sessão Solene da Congregação, em comemoração ao Jubileu de Ouro da unidade, no auditório Professor Paulo Rodolfo Leopoldo, e deve contar com a presença do reitor da Unesp e de vários ex-diretores da unidade.

Às 18h30, na sede da Fepaf, na Fazenda Lageado, acontece a Sessão de Autógrafos do livro “O Conhecimento é uma Jornada – FCA/Unesp – 50 anos”.