Livro de docentes aborda doenças infecciosas em animais

Com 1272 páginas, a obra literária está dividida em capítulos assinados por 122 autores colaboradores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de outros países

 

Os professores Jane Megid, Marcio Garcia Ribeiro e Antonio Carlos Paes, do Departamento de Higiene Veterinária e Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu,  lançaram o livro “Doenças Infecciosas em Animais de Produção e de Companhia” pela editora Editora Roca, selo integrante do Grupo Editorial Nacional (GEN).

Na obra são abordadas as principais doenças infecciosas e infectocontagiosas em animais de produção e de companhia, contemplando as peculiaridades das diversas espécies; os hábitos e costumes de criação; as condições de clima, temperatura, umidade, alojamento e fluxo de animais; e as demandas econômicas, políticas públicas e sociais que influenciam na ocorrência de doenças, principalmente em um país como o Brasil, de contrastes e de dimensões continentais.

Com 1272 páginas, o livro está dividido em capítulos assinados por 122 autores colaboradores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de outros países. Em sua maioria, são médicos veterinários especialistas em doenças infecciosas dos animais de produção e de companhia e em outras áreas afins, como bacteriologia, virologia, micologia, zoonoses, epidemiologia, inspeção de produtos de origem animal, higiene zootécnica, planejamento de saúde animal, ética e legislação animal, patologia, clínica, cirurgia, reprodução animal, entre outras especialidades necessárias às particularidades de certas doenças.

A obra conta também com a participação de médicos e biológos, preceito considerado fundamental no conceito de "Uma Saúde" ou "One Health", que pressupõe a ação integrada, multiprofissional, para a manutenção da saúde animal e humana. Todos os textos foram submetidos a relatores ad hoc de diferentes especialidades, aumentando o rigor quanto à sua análise.

O livro foi concebido principalmente para a formação de graduandos e como referencial para médicos veterinários e profissionais afins, com interesse na área de doenças infecciosas dos animais domésticos, que tem se consolidado como um dos pilares entre as disciplinas básicas para o ensino e a prática da Medicina Veterinária em todo o mundo.

Os interessados podem adquirir o livro “Doenças Infecciosas em Animais de Produção e de Companhia” através do site www.livrariadocampus.com.br ou pelo e-mail atendimento@livrariadocampus.com.br

 

Lançamento

A solenidade de lançamento do livro “Doenças Infecciosas em Animais de Produção e de Companhia” aconteceu no dia 30 de novembro, no mezanino da Biblioteca do câmpus da Unesp de Botucatu. O evento contou com a presença dos professores José Paes de Almeida Nogueira Pinto e Maria Denise Lopes, respectivamente diretor e vice-diretora da FMVZ, além de docentes do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública, alunos e servidores técnico-administrativos da Faculdade.

O diretor da FMVZ fez questão de ressaltar que o lançamento retoma a tradição de publicações do Departamento, marcada especialmente pela obra “Enfermidades Infecciosas dos Mamíferos Domésticos”, elaborada pelos professores Walter Maurício Corrêa e Célia Maurício Corrêa, já falecidos, fundadores da disciplina de Enfermidades Infecciosas dos Animais e decanos da Faculdade. “Tenho certeza que o professor Walter Maurício Corrêa deve estar muito feliz nesse momento, onde quer que ele esteja, ao ver ex-residentes de Enfermidades Infecciosas e atuais professores desta disciplina dando continuidade ao seu legado, com uma obra que será referência na área”.

A professora Jane Megid fez questão de lembrar de todos que colaboraram para a publicação.  “Nossa gratidão a todos os servidores da Faculdade, os docentes, os nossos alunos de graduação, pós-graduação, residentes porque isso é uma sequencia de aprendizado para eles e para nós. Agradecemos também a nossas famílias pela paciência e apoio para que o livro se concretizasse”. Também editor do livro, o professor Antonio Carlos Paes complementou: “Foi um prazer colaborar nesse trabalho. Valeu muito a pena. Ele mantêm a tradição do nosso Departamento e espero que sirva, especialmente, à formação dos alunos de graduação”.

Antes da sessão de autógrafos, o professor Marcio Garcia Ribeiro, fez a leitura da apresentação do livro, cujo trecho final é: “Os autores esperam fornecer aos acadêmicos e profissionais uma literatura de linguagem técnica acessível, atualizada, amplamente ilustrada, com estrutura que facilite o aprendizado, enriquecida com a expertise de autores brasileiros das mais variadas vertentes envolvidas em ensino, pesquisa e extensão das doenças infecciosas em animais domésticos e especialidades afins – fundamentais para a concepção de uma obra de natureza tão complexa, em razão da diversidade e das peculiaridades dos diversos agentes –, visando ao estudo das principais doenças infecciosas dos animais de produção e de companhia”.