Leitura estimula bebê a imitar sons e palavras

A leitura estimula o bebê a imitar sons e palavras, reconhecer imagens, apontar, tocar e responder perguntas. Ela desperta o desejo da criança em se comunicar, além de favorecer o desenvolvimento social e psicológico. Pensando nos benefícios dessa prática o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu escolheu o tema a “Magia das histórias” para ser trabalhado este ano na quarta edição da Semana do Bebê.

“É recomendado que os pais leiam para seus filhos desde o nascimento até pelo menos os três anos de idade com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da comunicação da criança. Quanto mais palavras ela ouve durante esta fase da vida melhor será seu vocabulário”, explica a pediatra Dra. Maria Auxiliadora Gabarra, durante o evento de abertura da 4ª Semana do Bebê, realizado na última segunda-feira (3), no Cine Teatro Nelli.

O encontro também contou com a presença da primeira dama e presidente do Fundo Social, Rachel Ferronato Cury; secretária de Assistência Social, Amélia Maria Sibar; e representando a secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, a coordenadora de Educação Infantil, Eliane Granado. Na oportunidade também foi realizada para os presentes uma apresentação teatral com a Cia. Chafariz sobre a temática da Semana do Bebê.

 

Clínica do Bebê

Na manhã desta terça-feira (4), na Clínica do Bebê de Botucatu, foi apresentado o teatro de colo “A festa do nascimento do Tatu” com a interação de crianças de 5 a 6 meses, que passaram pelo equipamento de saúde em seus primeiros dias de vida.

A peça, encenada pelas funcionárias da Escola do Meio Ambiente (EMA), abordou a linguagem dos bebês com várias performances. O enredo trouxe diversos objetivos coloridos, com sons e texturas para chamar a atenção dos participantes.

“Toda a parte de contação de histórias e a integração que ela proporciona entre as mães e seus bebês faz toda a diferença no desenvolvimento da criança”, relata a enfermeira responsável pela Clínica, Michele Cristina de Oliveira Minharro.

 

Bebê do Ano/2014

Eduardo Rodrigues Missias, filho de Aline Rodrigues Messias é o Bebê do Ano/2014. Ele será acompanhado por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura (Educação, Saúde e Assistência Social) pelo período de um ano. Eduardo nasceu na última segunda-feira (3), às 10h50, na maternidade da Unesp, com 3,510 kg e 51 centímetros. Ele foi a primeira criança nascida de parto natural durante a quarta edição da Semana do Bebê de Botucatu.

 

Outras atividades

Nesta quarta-feira (5), a partir das 19 horas, na Sala de Teleconferência da Secretaria de Educação será realizada uma mesa redonda para discutir o tema da Semana. A Dra. Maria Auxiliadora Gabarra será a moderadora da atividade que também contará com a participação de renomados profissionais de Botucatu e do Estado de São Paulo.

O encerramento das atividades acontecerá na quinta-feira (6), às 19 horas, no Cine Teatro Nelli, com uma celebração religiosa, acompanhada da premiação do concurso de fotos e a nomeação do Bebê do Ano/2014.