Lageado promove o 3º Encontro de Veículos Antigos

No próximo final de semana, dias 21 e 22 de maio a área histórica da Fazenda Lageado irá abrigar pela terceira vez, o Encontro de Veículos Antigos de Botucatu. Para este ano os organizadores prepararam diversas novidades objetivado oferecer mais opções para os visitantes.

Além dos carros que serão expostos, que nesta edição devem superar os 200, e das barracas de alimentação típica da cuesta e artesanato, preparada pela Subsecretaria de Turismo da Prefeitura, outros espaços serão oferecidos para exposição. No espaço compreendido entre a Incubadora – Prospecta e a ponte, serão expostos veículos novos, além de motos e quadriciclos. Um conjunto de jazz irá percorrer a exposição enquanto toca animando os presentes. Também a parte da segurança será prioritária.

A exposição é um evento que tem se caracterizado como tipicamente familiar razão da preocupação da organização com a segurança. Os visitantes deverão utilizar, prioritariamente o acesso pela Portaria Principal da FCA pela Rua José Barbosa de Barros, ou então pela rodovia Alcides Soares. A melhor opção é pela Portaria Principal, da Rua José Barbosa de Barros, pois o campus oferece mais espaço para estacionamento dos veículos.

Nesse caso os visitantes poderão utilizar o sistema de transporte oferecido por um trenzinho turístico gratuito que levará os visitantes até a área histórica e retornará a área do campus. Esse sistema funcionará ininterruptamente tanto no sábado como no domingo das 9 ? s 18 horas.

Os visitantes terão também oportunidade de conhecer o Museu do Café e o interior dos prédios da Tulha de passagem, do moinho e da parte inferior da tulha principal. “Agora é aproveitar e trazer a família, os amigos para visitar esse importante evento do calendário turístico local”, convidou o coordenador do Museu do Café, José Eduardo Candeias.
“Nesta edição também estão sendo estudadas algumas novidades objetivando oferecer mais atração ? população”, prometeu Candeias, enfocando que o evento é uma iniciativa da Associação Botucatuense de Veículos Antigos (AVAB) e conta com diversos parceiros.

Vale lembrar que a AVAB numa parceria inédita com o projeto da área histórica assumiu a limpeza e pintura dos seguintes locais: ponte sobre o rio Lavapés, pilares do pontilhão da tulha, varanda do anfiteatro do terreiro e o interior da tulha. A exceção do interior da tulha cuja mão de obra ficou por conta do projeto, nos demais locais o material e a mão de obra ficaram por conta da AVAB.

“Até que se faça o estudo de cores, fundamental para restaurar a cor original desses locais, optou-se por utilizar tinta branca evitando assim descaracterizar esses importantes espaços, ainda mais em função do andamento do processo de tombamento pelo CONDEPHAAT”, frisou Candeias. “O objetivo é estender essa parceria em outras ações buscando sempre somar esforços em prol de um único objetivo: resgatar a imponência do conjunto arquitetônico histórico da Fazenda Lageado”, complementou.
Fotos: Valéria Cuter