Jovens de Botucatu visitam o Palácio dos Bandeirantes

A Secretaria de Descentralização e Participação Comunitária de Botucatu promoveu no último dia 27 de maio, a um grupo de 40 estudantes, delegados do programa Orçamento Participativo Jovem, uma visita ao Palácio dos Bandeirantes – sede do Governo do Estado, e à Assembleia Legislativa, onde foram recepcionados pelo deputado estadual Fernando Cury. Na oportunidade eles conheceram de perto as atribuições do Poder Executivo Estadual e puderam acompanhar o trabalho dos deputados em plenário.

Esta foi mais uma atividade dentro do cronograma desta segunda edição do OP Jovem, iniciativa criada em 2011 pelo Poder Público Municipal com objetivo de despertar e capacitar jovens alunos, do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio (Municipal e Estadual), para o pleno exercício da cidadania. Entre junho e julho a intenção é proporcionar esta mesma experiência aos demais 160 jovens delegados inseridos no programa.

“Percorremos 22 escolas e promovemos palestras para mais de 2 mil alunos sobre a importância do jovem na participação política da sua cidade. Os delegados escolhidos pelos seus próprios colegas de escola também tiveram a oportunidade de acompanhar 1 dia da rotina do prefeito João Cury, o que serviu para ampliar a visão deles sobre a responsabilidade de saber ouvir os anseios da população para poder tomar as melhores decisões”, disse o secretário municipal de Descentralização e Participação Comunitária, Paulo Sérgio Alves.

O próximo passo, continua o secretário,  será a Caravana da Cidadania, onde os jovens irão visitar as escolas e observar o que cada uma delas precisa. “Eles terão R$ 5 mil para dividir para a aquisição de material de consumo e equipamentos até pequenas reformas”.

 Desde 2011 até agora o OP Jovem já promoveu palestras para mais de 5 mil estudantes, formando cerca de 550 delegados representantes de escolas. O projeto já foi objeto de pesquisa da Universidade de Brasília e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.  Em maio de 2013, a Prefeitura de Botucatu ainda conquistou o Prêmio Mário Covas na categoria Inovação em Gestão Municipal, através do programa Orçamento Participativo Jovem.