Jornada Fotográfica busca as belezas naturais de Botucatu

O Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins (MAC) promoverá a Jornada Fotográfica 2012 nos dias 29 e 30 de setembro. A atividade, que tem objetivo aproximar museus e sociedade, num convite para fotografar a cidade de Botucatu, faz parte da programação da sexta “Primavera dos Museus”.

A edição deste ano do Primavera dos Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Ministério da Cultura para que as instituições museológicas de todo o País realizem programações especiais em torno do tema “A função social dos Museus”.

A assessora de patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Claudia Basseto, explica que a jornada é um passeio para conhecer a arquitetura, história e a natureza de Botucatu. “Tudo isso com orientações e dicas de profissionais da área e apaixonados por fotografia que irão compartilhar suas experiências com os participantes da jornada”, ressalta.

No roteiro do primeiro dia está prevista uma visita ao Mirante do Morro do Perú, ? Serra da Bocaina, Usina Indiana e Pedra do Índio. Já no segundo é a vez da parte arquitetônica da Cidade, com passeio pelo Centro histórico. Segundo Basseto, o roteiro pode ser alterado conforme as condições climáticas. “É recomendável que os participantes utilizem nos passeios roupas confortáveis, tênis e boné”, orienta.

A Jornada fotográfica 2012 é uma realização da Prefeitura de Botucatu por meios das Secretarias de Cultura, Educação e Turismo e apoio do grupo Jipeiros da Cuesta. Os interessados em participar desta ornada devem possuir uma câmera fotográfica e se inscrever de forma gratuita até o dia 28 de setembro no MAC, localizado na Avenida Dom Lúcio, nº755, no Centro. Outras informações pelos telefones (14) 3882-0133 ou 3882-1489.

{n}{tam:25px}Roteiro {/tam}

29 de setembro (Sábado){/n}

Botucatu: Natureza
8h30 – Encontro no Espaço Cultural (MAC Itajahy Martins) – credenciamento
9 horas – saída – Mirante Morro do Perú
Descida Serra da Bocaína
13 horas – Sítio Bela Vista – parada para lanche
(opcional: lanche próprio ou adquirido no sítio)
Usina Indiana – Pedra do Índio
18 horas – retorno ao Espaço Cultural
*Para este passeio haverá limite de 40 vagas para o transporte em ônibus, porém o participante que desejar poderá acompanhar o passeio com a sua própria condução. O lanche poderá ser levado pelo participante ou consumido no sítio com recursos próprios. Este roteiro será acompanhado por integrantes dos “Jipeiros da Cuesta”.

{n}30 de setembro (Domingo){/n}

Botucatu: arquitetura e história
9 horas – Encontro – EECA -Escola Normal
9 ? s 12 horas – Passeio pelo Centro histórico: Cardosinho, Catedral, Capela do Seminário Praça da Misericórdia e Fórum.