Joga Cuesta recebe nomes de destaque do cenário nacional e internacional de jogos de mesa

IMG_0480No dia 11 de setembro acontece na Casa da Juventude Professor Vinício Aloise em Botucatu mais uma edição do Joga Cuesta, encontro de jogos de tabuleiro de Botucatu e região. Nesta edição o evento traz como novidade a participação de grandes nomes do cenário nacional de jogos, dentre eles Fel Barros, designer de jogos carioca com títulos lançados no Brasil e no exterior.

Os jogos de tabuleiro modernos

Desde 1995, com o lançamento do jogo alemão Colonizadores de Catan, os jogos de tabuleiros passaram a buscar mecânicas inovadoras, fugindo da mesmice e simplicidade dos jogos mais tradicionais como War e Banco Imobiliário. Ao longo dos anos o interesse por esses jogos novos cresceu, fazendo o mercado crescer exponencialmente com grandes convenções internacionais, milionárias campanhas de financiamento coletivo e centenas de lançamentos ao redor do mundo.

IMG_0497Os mais diversos temas, desde zumbis até culinária japonesa, são explorados em várias mecânicas que podem exigir dos jogadores raciocínio, dedução, planejamento ou trabalho em equipe, dependendo do jogo. Justamente por esses atributos também são usados como ferramenta em projetos sociais e educacionais e nas dinâmicas de grupo em empresas. A chamada renascença dos Jogos de tabuleiro chegou ao Brasil apenas nos últimos anos com o aparecimento de novas editoras publicando vários títulos estrangeiros e nacionais e a criação de encontros e espaços dedicados aos chamados jogos de tabuleiro modernos.

Jogos de tabuleiro promovem muitos benefícios sociais e cognitivos positivos, como o desenvolvimento de comunicação, raciocínio, planejamento, gerenciamento de recursos e também podem ser uma excelente atividade para aliviar o estresse para todas as idades. Vale ressaltar que não é necessário conhecer as regras ou ter experiência em jogos para participar do evento.

O Joga Cuesta e seus convidados

CarcassonneMensalmente desde maio de 2015 os dados, cartas, miniaturas e meeples (Nome dos modernos peões usados nos jogos) tomam conta das mesas da Casa da Juventude Professor Vinício Aloise. O Joga Cuesta é organizado por jogadores de Botucatu e é totalmente aberto aos que ainda não conhecem esse novo mundo de possibilidades.

O evento normalmente conta com mais de 50 títulos nacionais e importados disponíveis e monitores voluntários auxiliam os novatos na escolha de jogos e nas regras. “Nossa missão é difundir e ampliar o público para os chamados boardgames modernos no centro-oeste paulista, oferecendo um espaço de encontro para jogadores veteranos e novatos”, afirma Robert Coelho, coordenador geral do evento.

Cartas do jogo Shakespeare, criado por Robert CoelhoEsta será a segunda edição que o encontro recebe convidados. A primeira iniciativa de convidar editoras e designer foi em março desse ano, trazendo nomes importantes do cenário nacional, como Sérgio Halaban, designer com vários jogos lançados no exterior, dentre eles o premiadíssimo Xerife de Nottingham.

O convidado especial dessa vez é Fel Barros, fundador e game designer da Ace Studios, e game developer da Cool Mini or Not, editora internacional responsável por grandes sucessos, como a série Zombicide. Fel estará no evento apresentando com exclusividade Looterz, jogo que foi lançado recentemente nos Estados Unidos e que ainda não tem data de lançamento aqui no Brasil.

A Funbox Jogos mais uma vez marca presença no evento com protótipos dos futuros lançamentos Gamecraft, jogo de alocação de trabalhadores onde cada jogador administra um estúdio de jogos eletrônicos, e Shakespeare, jogo de cartas inspirado nas peças do dramaturgo inglês criado pelo diretor de teatro Robert Coelho, organizador do Joga Cuesta. Um aguardado lançamento da editora, Imperial Settlers, também poderá ser jogado pelos visitantes no evento em sua versão original importada.

Cartas a VaporVários outros jogos terão partidas playtest no encontro, dentre eles Contária, da Arcano Games onde os jogadores criam histórias com personagens de contos de fadas, Cartas a Vapor, jogo de cartas  da Potato Cat que reinterpreta personagens da literatura brasileira num cenário retro futurista, Streets of Fight, jogo de cartas da Pingado Games inspirado nos jogos de luta das gerações 8 e 16 Bits dos vídeo games e Akigam, que em breve será lançado pela Papaya Editora, e A Maldição da Ilha do Tesouro, jogo de piratas caçando tesouros em desenvolvimento por Luis Henrique Amat, um dos participantes da Oficina de Jogos realizada na Casa da Juventude pela Secretaria de Cultura.

Parceira tradicional do Joga Cuesta a Lúdica, loja de Bauru especializada em jogos de tabuleiro e patrocinadora do evento, oferecerá títulos de várias editoras para a venda e também fará demonstração de alguns deles. O encontro é uma iniciativa de jogadores de Botucatu com o apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu e Prefeitura de Botucatu.

Joga Cuesta

Dia 11 de Setembro, Domingo

Das 14hs às 20hs

Na Casa da Juventude Professor Vinício Aloise

Rua Benjamim Constant, 161, Vila Jaú – Botucatu

ENTRADA FRANCA

Vídeo de divulgação do evento

https://youtu.be/nm9MTdNxj5Q

Jogos de Tabuleiro Modernos

ContáriaChamados no Brasil de jogos de tabuleiro modernos, os “Board Games” normalmente são assinados por um autor ou por um fabricante e são divididos em algumas categorias:

Europeus – Lançado em 1995, o jogo Colonizadores de Catan do  alemão de Klaus Tueber deu origem a essa nova explosão dos jogos de tabuleiro. Esse gênero de jogos não dá tanto valor a sorte e ao conflito direto entre jogadores, dando prioridade à estratégia, planejamento e gerenciamento. Utilizam pouco os temas militares e normalmente mantém todos os jogadores na mesa até o final de cada partida, ou seja, não há eliminação de participantes. Outros títulos conhecidos são Agricola e Puerto Rico.

Americanos – Nos títulos dessa linha o conflito direto entre os jogadores é mais frequente, podendo contar com eliminação de participantes durante a partida.  Entretanto, alguns jogos envolvem cooperação, com todos os jogadores unidos enfrentando o tabuleiro ou apenas um jogador.  A sorte, normalmente envolvendo dados ou compra de cartas, tem muita influência no andamento do jogo. Um aspecto marcante nesses jogos é a forte presença no tema, encontrada em títulos como Eldrich Horror, inspirado no universo do escritor americano H.P. Lovecraft, e Guerra do Anel, inspirado na famosa trilogia de J.R.R. Tolkien.

Abstratos – Jogos onde a sorte é minimizada e que não se apoiam em temas. Esse tipo de jogo, apesar de em muitos casos serem simples em seu funcionamento, são por vezes bem estratégicos. Os clássicos Xadrez, Damas, Go e Gamão são bons exemplos deste tipo de jogo.

Família – Não existe especificamente uma categoria de jogos de tabuleiro para família, mas consideramos que sejam jogos com regras simples, de curta duração e com alto nível de interação, fatores que contribuem para que agradem um público maior, dos mais novos aos mais velhos, e os que não jogam assiduamente. 7 Wonders e Ticket to Ride são dois dos mais conhecidos dessa categoria.

Festa – Jogos de tabuleiro para festa são jogos que comportam muitos jogadores, rápidos, muito interativos e divertidos com foco total na diversão. Bons exemplos de jogos do estilo são o fantástico Dixit e o brasileiro Quartz, dos consagrados designers André Satz e Sérgio Halaban.