João Marcos, ex-goleiro do Palmeiras e da Seleção, terá biografia lançada dia 19 na AAB

 
O jornalista Érick Facioli lança no dia 19, às 19h30, no salão social da Associação Atlética Botucatuense (AAB), o livro “A maior de todas as defesas – a história de vida do ex-goleiro João Marcos dentro e fora do futebol”. Prefaciado pelo também jornalista da TV e Rádio Bandeirantes, Milton Neves, a biografia tem 196 páginas.
 
A primeira parte da obra se concentra na infância e na carreira de jogador de futebol. Revela, entre outras coisas, como João Marcos ganhou o apelido de “João do Pênalti” da torcida do São Bento de Sorocaba; como recebeu o título de “São João Marcos” na época do Noroeste de Bauru; a citação como o primeiro “Fenômeno” do futebol brasileiro pelo jornal Gazeta Esportiva, nos tempos de Palmeiras; a passagem pelo todo poderoso Grêmio e as 15 convocações para a Seleção. 
 
O livro também conta curiosidades pouco conhecidas do público, como o fato de João Marcos ter sido citado como ídolo pelo personagem Chaves, em um dos episódios da versão brasileira da série; o elogio dado por Pelé em uma partida contra o Santos; além de histórias hilariantes da excursão que fez com o Guarani por países do Oriente Médio e Europa no início da década de 1970. 
 
Mas, o autor foi muito além do futebol. Pelas páginas da publicação é possível conhecer a trajetória de um homem comum, com todas as suas fraquezas e qualidades, erros e acertos, sonhos e desilusões. “Porém, um homem que sempre demonstrou um incrível poder de superação em quase todos os momentos, um homem que, desde criança, sabia ser predestinado a construir uma história de vida”, explica Facioli.
 
E é exatamente disso que trata a segunda parte da obra. Depois de ter conquistado seus maiores sonhos no futebol, o principal deles defender a Seleção Brasileira, perdeu, em poucos anos depois que deixou o futebol, tudo o que construiu com muito suor e dedicação desde que desembarcou no Guarani, em 1971. “Na verdade, considero essa fase como a competição mais difícil da vida de João Marcos. Mais difícil do que os seis gols que tomou do Internacional quando jogava pelo Palmeiras e mais dolorosa do que a contusão no ombro, responsável pelo encerramento precoce da carreira. Foi a batalha mais cruel que já enfrentou, mas foi também a maior de todas as defesas da sua vida”, concluiu o autor.
 
Além da presença do próprio João Marcos, vários amigos da época em que atuava como jogador confirmaram participação no evento. "A maior de todas as defesas – a história de vida do ex-goleiro João Marcos dentro e fora do futebol" é um lançamento da Editora Centro Cultural e estará disponível para venda nas livrarias de Botucatu a partir de 20 de abril, ao preço promocional de R$ 30,00. 
 
Serviço: Lançamento do livro “A maior de todas as defesas – a história de vida do ex-goleiro João Marcos dentro e fora do futebol”
Local: Salão Social da AAB
Hora: 19h30
Entrada franca
Informações: (14) 99645-8875
 
Ficha Técnica
“A maior de todas as defesas – a história de vida do ex-goleiro João Marcos dentro e fora do futebol”
Autor: Érick Facioli
Editora: Editora Centro Cultural
Páginas: 196
Preço (promocional): R$ 30