João Carlos Martins rege orquestra em Botucatu

Neste final de semana, através do Sesi, os botucatuenses apreciadores da música erudita puderam ter o privilégio de assistir a uma apresentação de gala do maestro João Carlos Martins, que regeu a orquestra Bachiana Filarmônica. O concerto aconteceu no auditório do Sesi na Rua Celso Cariola, 60, Conjunto Habitacional Engenheiro Francisco Blasi. 

No repertório a orquestra apresentou composições de Beethoven e Ennio Morricone, passando por uma releitura de Libertango, de Astor Piazzolla. No encerramento um momento de muita emoção quando o maestro assumiu o piano e relembrou sua trajetória como concertista.

 Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o maestro João Carlos Martins atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Em seguida, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, direcionando para a regência a sua paixão pela música.

 

Bachiana Filarmônica

Mantida pelo SESI-SP, a Bachiana Filarmônica SESI-SP é formada por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades. Sob a direção artística do maestro João Carlos Martins, tem atuação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes.   Dessa forma, ao mesmo tempo em que fomenta a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais, a orquestra contribui com a difusão da música erudita de alta qualidade técnica e artística para milhares de brasileiros.

Ao longo de sua temporada, a cada ano, a Bachiana se apresenta em renomados teatros do país e em todo o Estado de São Paulo – incluindo regiões mais afastadas dos centros urbanos. A orquestra também realiza ensaios públicos, concertos didáticos e turnês em importantes palcos internacionais, entre os quais Carnegie Hall e Lincoln Center, em Nova York.