II Mostra de Teatro da Fundação CASA acontece no Municipal

O Teatro Municipal “Camilo Fernandes Dinucci”, promoveu na tarde desta terça-feira (21) A III Mostra de Teatro da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), que recebeu um bom público. De âmbito estadual, o evento reúne unidades da instituição em todas as regiões.
Durante a Mostra, 48 jovens vindos dos centros educativos (CASAs) de Esperança (Itapetininga), Cerqueira César I e II, Botucatu, Mogi Mirim e Piracicaba, encenaram cinco espetáculos teatrais com, no máximo, 15 integrantes, tendo duração de, aproximadamente, 30 minutos.
Dentre os temas abordados nas peças encenadas, estão a desigualdade social, a vida interiorana, comédia, obra literária e conscientização ambiental. Os temas foram escolhidos pelos próprios adolescentes, durante as aulas das oficinas de teatro que eles participam nas unidades de internação. Dessa maneira, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa podem participar de todo o processo de produção teatral – da criação ? apresentação final.
O Poeta de Sete Faces, que retrata a vida e poesia de Carlos Drummond de Andrade, foi o tema da Fundação que representou Botucatu e tem como diretora e incentivadora a advogada Juliana Rosa, com direção assinada pelo professor Everton Oliveira. Esse espetáculo já foi encenado para escolas do Município.

O evento é uma realização da Gerência de Arte e Cultura da Fundação CASA com objetivo de promover a interação entre adolescentes e funcionários de diversas unidades. Guilherme Nico, gerente de arte e cultura da CASA, explica que a III Mostra de Teatro não é uma competição. “Esse evento é uma oportunidade para trocar experiências e a integração entre adolescentes e funcionários de diversas unidades, além de momentos de confraternização”, diz.

{n}Peças encenadas em Botucatu

Roque Santeiro{/n}, da CASA Esperança. Gênero: comédia.

{n}O Fantópera da Asma{/n}, das CASAs Cerqueira César I e II. Gênero: comédia musical.

{n}O Poeta de Sete Faces{/n}, da CASA Botucatu. Tema: vida e poesia de Carlos Drummond de Andrade.

{n}A Aliança Caipira{/n}, da CASA Mogi Mirim. Gênero: comédia.

{n}O Rio de Piracicaba{/n}, da CASA Rio Piracicaba. Tema: conscientização
ambiental.

{n} Fotos: Valéria Cuter