IB promove atividades na semana de conscientização sobre o cérebro

No período de 14 a 20 de março, será realizada a 20ª edição da Semana Internacional da Conscientização sobre o Cérebro (Brain Awareness Week – BAW) e, este ano, o Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, integrará o evento pela primeira vez.
 
Juliana Fratucci de Gobbi, professora do Departamento de Fisiologia do IB e coordenadora local do evento, explica que o objetivo da ação é divulgar conhecimentos da área de neurociências para a sociedade.
“A intenção é chamar a atenção da população sobre os estudos de neurociências, divulgar e popularizar o conhecimento acadêmico junto à sociedade, incentivando crianças a terem o gosto pelo conhecimento com atividades voltadas para aspectos do dia-a-dia”, diz.
 
Em Botucatu, as atividades da 1ª Semana de Conscientização sobre o Cérebro serão realizadas no Núcleo Assistencial Joanna de Ângelis, nos dias 16 e 23 de março, e terão como público-alvo crianças e adolescentes de seis a 14 anos. Já o projeto “Preservando o Futuro” – unidade Rubião Junior receberá as ações nos dias 17 e 21 de março.
 
Nesses dois espaços, serão contempladas abordagens referentes a órgãos dos sentidos e à memória por meio de jogos, gincanas e figuras para colorir.
 
Ao lado do Bom Prato, localizado no câmpus de Rubião Júnior da Unesp, o evento será no dia 18 de março e, na oportunidade, será apresentada campanha mundial de conscientização sobre o cérebro com distribuição de material informativo e ilustrações.
 
Além da professora Juliana, atuam na elaboração do evento em nível local, as docentes Ana Carolina Kiss e Silvia Mitiko Nishida, do Departamento de Fisiologia do IB, e alunas dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências Biomédicas.
 
A campanha mundial foi idealizada pela Dana Foundation, organização americana dedicada ao estudo avançado do cérebro.
 
(Ass. de Imprensa do IB)