IB da Unesp ministra curso a alunos da rede básica

A secretária de Educação de Botucatu, Alessandra Lucchesi de Oliveira, participou na Casa da Arte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, da abertura da nona edição do curso de férias que integra os programas “Difundindo e Popularizando a Ciência: interação entre pós-graduação e Ensino Médio” e a “Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública”.

O evento contou também com a participação da vice-reitora da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge; diretora do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, campus de Botucatu, Maria Dalva Cesário; pró-reitora de Extensão Universitária, Mariângela Spotti Lopes Fujita; coordenadora do projeto Difundindo e Popularizando a Ciência na Unesp junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professora Carmem Silvia Fernandes Boaro; professora Doutora Adriane Pinto Vasko, coordenadora do Programa de Extensão Difundindo a Ciência; além da secretária de Educação de Laranjal Paulista, Edna Araújo.

O curso, que segue até 31 de janeiro nas dependências do Instituto de Biociências (IB), conta com a participação de 350 alunos do Ensino Médio dos municípios de Itatinga, Pratânia, São Manuel, Botucatu e Laranjal Paulista. Eles serão orientados por docentes do IB e da Faculdade de Medicina e cerca de 200 alunos de graduação e pós-graduação, também das duas unidades universitárias do campus de Botucatu da Unesp.

Na oportunidade haverá as oficinas “Experimentando Genética”; “Investigando a vida das plantas”; “Reprodução de A a Z”; “Virando a célula do avesso”; e “Do amarelão às picadas de cobra: um passeio pelas doenças tropicais”. Durante as atividades serão enfocados, de maneira interativa, os avanços científicos recentes relacionados a esses assuntos.

A secretaria Alessandra ressaltou a importância da profundidade dos ensinamentos transmitidos aos alunos. “Espero que todos aproveitem bem o curso, pois os conhecimentos adquiridos ajudarão muito no ensino médio. Devem aproveitar a oportunidade de estar fazendo parte de uma semana intensa de atividades e novas descobertas”, enfatiza.

Como nas edições anteriores, o transporte e a alimentação dos alunos participantes do curso de férias são fornecidos pela Prefeitura de Botucatu através da Secretaria Municipal de Educação. “É a forma que temos de contribuir para um evento tão importante”, conclui a secretária.