Grupo teatral traz Oficina de Teatro de Rua e Espetáculo Teatral a Botucatu

A peça “A Chegança do Boi” dá vida ao folclore do Boi Bumbá através de técnicas de teatro de animação, de palhaço e música; assim, o elenco busca cativar a plateia da rua de maneira espontânea e divertida para que por um tempo possam participar dessa grande festa do Folclore Brasileiro.

O Grupo busca a celebração e a comunhão entre encenação, festa e espectador. Assim como nas festas populares, os atores se apresentam por meio de personagens típicos, presentes nas mais diversas manifestações folclóricas, tais como os palhaços, a mulher grávida com desejo, o Pajé, Benzedeiras, Carpideiras dentre outros tipos recorrentes nas tradições populares. De forma cômica e dinâmica propõe levar a tradição do Boi-Bumbá para novas gerações.

O projeto ‘A Chegança do Boi Bumbá’ foi contemplado pelo ProAc 2015 – Programa de Ação Cultural – com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, e realizará itinerância por 13 cidades do interior do estado de São Paulo, além de Ribeirão Preto – cidade sede do Grupo.

No elenco estão os atores Iana Montanha, Rafael Rodrigues e Thais Foresto com a direção de André Cruz. A peça conta com Treinamento Musical de Carlos Tampa, Treinamento de Palhaço com a Trupe Os Profiçççionais e Treinamento de Teatro de Rua com André Cruz.

Mais informações podem ser encontradas em www.facebook.com/grupo.teatrodosandarilhos.   

A oficina de Teatro de Rua e o espetáculo A Chegança do Boi, acontecerão no dia 29 de Maio de 2016, às 15h e 17h respectivamente, na cidade de BOTUCATU/SP.

Serviços

OFICINA DE TEATRO DE RUA

Dia e horário: 29/05/2016 às 15h

Local: PRAÇA RUBIÃO JÚNIOR – Botucatu/SP  
Participantes acima de 15 anos; 20 vagas.

A CHEGANÇA DO BOI

GRUPO TEATRO DOS ANDARILHOS

Dia e horário: 29/05/2016 às 17h

Local: PRAÇA RUBIÃO JÚNIOR – Botucatu/SP  

Facebook: /grupo.teatrodosandarilhos

OFICINA DE TEATRO DE RUA

A oficina que será ministrada pelo Grupo Teatro dos Andarilhos tem por objetivo ingressar o participante no universo do teatro de rua, sendo ele artista ou iniciante. O Grupo juntamente com o Diretor André Cruz, conduzirá jogos, discussões e experiências acerca dos métodos básicos do fazer teatral na rua, tais como corpo, voz, estudos dos tipos, triangulação, entre outras técnicas que otimizam a expressão do ator diante do espaço aberto e dinâmico que a rua proporciona.  

SINOPSE DO ESPETÁCULO

Um boizinho chamado Estrela é sacrificado para que se possa retirar sua língua e dá-la a uma mulher grávida com desejo de comer língua de boi, pois segundo as crenças populares, se não saciar seu desejo a criança nascerá de “boca torta”. Porém o boi era muito amado por sua dona que ao descobrir sua morte, sai em uma odisseia maluca na tentativa de ressuscitar seu “boizinho”. Uma saga que mostra todo o lado místico, folclórico e tradicional da cultura popular.

SOBRE O GRUPO TEATRO DOS ADARILHOS

O Grupo Teatro dos Andarilhos completou oito anos em 2016. Começou suas pesquisas teatrais e escolheu como sua identidade principal, o teatro de rua. A escolha por essa identidade de levar o teatro para as ruas foi ideologicamente pensada como um ato político, uma democratização de sua arte, quebrando as barreiras sociais, raciais ou religiosas, na tentativa de que a ausência do palco aproxime os lados e que a espontaneidade deste encontro traga a vivacidade e o jogo que o Grupo acredita. O Grupo foi contemplado com o prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua em 2010 com o espetáculo “Andanças”; em 2011 estreou o drama “Abra Seus Olhos” com direção de André Cruz; no ano de 2013 ganhou o PIC (Programa de Incentivo Cultural de Ribeirão Preto) para a montagem de “A Saga do Valente José Colatino” dirigido por Tânia Alonso; em 2014 o projeto de Contação de Histórias baseadas em Cordéis “Histórias no Varal do Quintal” e foi comtemplado em 2015 pelo Proac com o projeto "A chegança do Boi Bumbá", montagem de espetáculo com direção de André Cruz. 

FICHA TÉCNICA

Direção: André Cruz 

Dramaturgia: Jayme Paez

Atuação: Iana Montanha, Rafael Rodrigues e Thais Foresto

Treinamento de Teatro de Rua: André Cruz

Treinamento Musical: Carlos Tampa

Treinamento de Palhaço: Trupe Os Profiçççionais

Cenografia e Figurinos: O Grupo

Confecção de bonecos: O Grupo

Customização de cenário e Figurinos: Rosane Janete

Produção Executiva: Mariana Cazula

Assistente de Produção: Flávio Racy

INFORMAÇÕES DO ESPETÁCULO

Gênero: Comédia

Modalidade: Teatro de Rua

Duração: 45 minutos

Classificação: Livre

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

facebook.com/grupo.teatrodosandarilhos

youtube.com/TeatrodosAndarilhos