Grupo Notívagos Burlescos apresenta o espetáculo “Fidelis”

Entre os dias 14 e 15 de outubro, a partir das 20h30, o Teatro Municipal Camillo Fernandes Dinucci, estará recebendo o Grupo Notívagos Burlescos, com o espetáculo “Fidelis”. A novidade é que a lotação do teatro será de 80 lugares, pois o público permanecerá no palco durante o espetáculo em duas plateias dispostas uma de cada lado, formando um corredor onde o elenco encenará a peça. Em razão disso a direção do espetáculo pede que as pessoas interessadas em assistir a peça devem garantir os ingressos, antecipadamente, na bilheteria do Teatro Municipal.

A peça possui três linhas narrativas principais: entrevistas dos jornalistas da revista “O Cruzeiro” com o frei Fidelis e moradores dos arredores das Três Pedras; as peripécias de Sumé narradas pelo próprio frei e a viagem de um astronauta em busca dos segredos de seu povo. O grupo buscou trabalhar com diferentes linguagens para cada uma das linhas narrativas e também experimenta uma utilização diferente do palco.

A direção e dramaturgia são assinadas por Robert Coelho, tendo no elenco: Ana Luiza Hachuy, Alice Leme, Carol Galvani, Danilo Batista, Erick de Barros, Gabriela Ferrari, Guilherme Muniz, Julia Abreu Coelho, Lélis Luciano, Luis Cláudio Pinto, Murilo Andrade, Nathália dos Santos, Rose Oliveira e Vinícius Gil.

{n}O espetáculo{/n}

O processo de criação da peça “Fidelis” teve início em 2009 com pesquisa sobre o legado do frei e materiais relacionados. Partindo desse primeiro contato algumas cenas foram criadas, uma delas apresentada na mostra de cenas “Notívagos Burlescos: Ativar!!!” em dezembro. Durante o ano de 2010 o processo teve orientação artística e pedagógica do Projeto Ademar Guerra da Secretaria do Estado de Cultura.

Orientador Rudifran Pompeu, diretor do Grupo Redimunho de Investigação Teatral, acompanhou o processo de criação e trouxe vários questionamentos e provocações que levaram o grupo a rever a maneira como vinha trabalhando e que acabaram se incorporando ? dramaturgia do espetáculo. Ainda em 2010 o projeto de montagem da peça foi selecionado na modalidade Produção de Espetáculos Inéditos do edital PIPA, Programa de Incentivo ? Produção Artístico-Cultural, da Secretaria de Cultura de Botucatu.

Em março de 2011 as cenas criadas durante o período de pesquisa passaram a ser organizadas em texto dramático e em seguida montadas com o elenco. Além do elenco, também compõe o espetáculo cinco integrantes do Núcleo de Trilha Sonora do Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos, executando a trilha sonora ao vivo.

A peça possui três linhas narrativas principais: As entrevistas dos jornalistas da revista “O Cruzeiro” com o frei em oradores dos arredores das Três Pedras, as peripécias de Sumé narradas pelo próprio frei e a viagem de um astronauta em busca dos segredos de seu povo. O grupo buscou trabalhar com diferentes linguagens para cada uma das linhas narrativas e também experimenta uma utilização diferente do palco.

Os ensaios de “Fidelis” foram realizados no Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos localizado na Rua Carvalho Barros, número 99. Além da montagem de peças o espaço também oferece oficinas semestrais de teatro, música e vídeo. As inscrições para as oficinas do próximo semestre serão abertas em fevereiro de 2012. Para mais informações i interessado deve manter contato através do e-mail: notivagosburlescos@yahoo.com.br ou pelo telefone (14) 3814-2948. O Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos é uma realização da Associação Teatrais Notívagos Burlescos através da Secretaria Municipal de Cultura e Ministério da Cultura pelo projeto Cultura Viva.