Galeria traz obras de Juarez Machado a Botucatu

A Artyz Galeria que fica na Rua Moraes Barros região central de Botucatu, está expondo obras do artista plástico Juarez Machado. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, no horário compreendido entre 9 às 18 horas, e aos sábados das 9 à 16 horas.

O curitibano Juarez Machado, um dos artistas mais conhecidos do Brasil nasceu em 16 de março de 1941. Em 1960 transferiu-se para Curitiba, para cursar a Escola de Belas Artes do Paraná, recebendo ensinamentos de mestres de formação européia.

Em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde residiu por vinte anos, tendo intensa participação em seu movimento artístico. Projetou-se nacionalmente, ganhando notoriedade como um dos mais brilhantes desenhistas brasileiros. Versátil, além da pintura e do desenho fez incursões pela cenografia, ilustração, gravura e escultura.

No final da década de 1970 voltou-se totalmente para a pintura, o centro de seu universo, a partir de então, passou alternadas temporadas entre Nova York, Londres e Paris, pesquisando, trabalhando e expondo sua obra. A partir de 1986 radicou-se em Paris, onde vive, trabalha e expõe com frequência. A Cidade Luz, capturou-lhe o nome e o valor para rapidamente difundir sua obra de caráter universal.

Conquistando um espaço sem fronteiras, nos últimos anos realizou exposições individuais em vários países do mundo. Sua obra encontra-se representada em vários museus, bem como em coleções particulares, dispersas pelos quatro continentes.