Francisco Marins lança livro de contos e recontos

O escritor Francisco Marins uma das maiores expressões literárias do Brasil e que já vendeu mais de cinco milhões de livros, traduzidos em quinze idiomas, lançou a sua mais recente obra: “Do Berrante ao Apito – e outros recontos”. Nesse livro de 190 páginas, Marins faz um criativo apanhado de contos e recontos com mesma criatividade que sempre norteou suas obras, misturando personagens criados pela sua imaginação, com o folclore popular.

O escritor conta que sua idéia inicial desse livro era incluir apenas contos inéditos, mas depois de montado o volume achou-o “magro, fininho e raquítico” e seguindo o conselho de um amigo editor que disse: “Os livros bons, para atrair, devem ficar em pé”, topou “engordar” o livro com estórias das séries de juventude, certo de que, num provável exame crítico haveria desigualdade na seleção de tratamento literários dos temas para jovens e adultos.

“Mesmo com essas discrepâncias optei por reuni-los para que não ficassem dispersos. Assim reunidos os contemporâneos, os antigos, os quase já esquecidos formam o livro gordinho, que pára em pé, obediente a recomendação do meu amigo e saudoso editor”, explica Marins.

Fazem parte do livro: “Do Berrante ao Apito”; “Em Busca da Flor Roxa”; “A Lenda da Serra dos Martírios”, “O Rio não dava Passagem”, “Iota Mina – o franguinho perneta”; “A Árvore e a Ave”; “A Terra dos Índios”; “Deu Zebra”; “O Estranho Caso do Peixe-Boi”; “A Passeata do Silêncio”; A Onça e as Capivaras”; e “O Boato”.