FMB/Unesp sedia encontro sobre acidentes do trabalho

São considerados ocupacionais os casos em que existe relação direta com a exposição a agentes cancerígenos específicos e aqueles em que “a atividade desenvolvida pelo trabalhador pode ser entendida como um fator de risco, aumentando a probabilidade para o aparecimento do câncer” 

 

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) sediará, no dia 11 de fevereiro, em sua Central de Aulas (foto), o 51º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho. O tema abordado será “Vigilância de Cânceres Ocupacionais e Ambientais”, assunto recorrente nos últimos anos na área da saúde pública.

São considerados ocupacionais os casos em que existe relação direta com a exposição a agentes cancerígenos específicos e aqueles em que “a atividade desenvolvida pelo trabalhador pode ser entendida como um fator de risco, aumentando a probabilidade para o aparecimento do câncer”. 

No Brasil, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer lançaram as publicações “Vigilância do Câncer Ocupacional e Ambiental” (2005; 2010), e “Diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho”. Ambas podem ser acessadas em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes

De acordo com esses documentos, 8 a 16% dos cânceres estariam associados ao trabalho e pelo menos 19 tipos de tumores seriam relacionados a atividade profissional e ao ambiente de trabalho. Entre os cancerígenos mais conhecidos destacam-se o amianto, agrotóxicos, solventes orgânicos, poeiras de madeira e couro.

A organização do evento é do Departamento de Saúde Pública e Pós-Graduação em Saúde Coletiva da FMB, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Prefeitura Municipal de Botucatu e Fórum Acidentes do Trabalho.   Evento é oferecido como disciplina de Tópicos Especiais da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da FMB. As matrículas podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro. Os demais interessados poderão se inscrever até o dia 11 de fevereiro, às 17 horas.  Outras informações podem ser obtidas no site: www.forumat.net.br

 

Programação

– 17 horas – Abertura

– Palestra: A atuação do Ministério da Saúde na vigilância de cânceres por exposições ocupacionais e ambientais, ministrada pelo professor doutor Jorge Mesquita Huet Machado, coordenador geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde

– Palestra: Capacitação em Vigilância do Câncer: Proposta do Grupo de Ensino e Pesquisa em Epidemiologia do Câncer do Rio de Janeiro (GEPEC/RJ) com a professora doutora Fátima Sueli Neto Ribeiro.