FMB participa de missão de trabalho em Cabo Verde

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) permanece estabelecendo parcerias importantes com universidades estrangeiras. Desde 2011, a Unesp mantém um programa de cooperação internacional com a Universidade de Cabo Verde (UNICV), o que possibilitou a implantação de um curso de mestrado em Saúde Pública na universidade cabo-verdiana com a participação de docentes da FMB. Entre os principais objetivos está a construção de projetos de pesquisa em parceria e o intercâmbio de professores e alunos.

Consolidando a ideia do programa de cooperação, entre os dias 11 e 19 de março os professores Antônio Luiz Caldas Júnior e Elen Rose Lodeiro Castanheira, do Departamento de Saúde Pública da FMB, estiveram na UNICV. “Fizemos reuniões com a equipe do projeto de cooperação, com a Reitoria da universidade e fomos convidados a dar aulas em uma disciplina para o quarto ano do curso de Enfermagem, na área de gestão e avaliação de serviços”, explica professora Elen.

Durante os dias em que participaram de atividades na universidade de Cabo Verde, Caldas e Elen também foram convidados a compor uma banca de defesa do mestrado em saúde pública. “Agora, vem de Cabo Verde para cá (FMB) uma missão de estudo composta por cinco pessoas, sendo três professores e dois alunos de graduação em Enfermagem”, complementa Elen.

A finalidade principal da visita dos professores e alunos de Cabo Verde é fazer com que esta comitiva conheça os serviços e a rede de atenção a saúde sexual reprodutiva e a rede de atenção aos usuários de álcool e outras drogas. A missão de estudo da UNICV tem previsão de chegada para o dia 23 de abril e o término dos trabalhos previsto para 27 de maio.

 

Cooperação

Em 2013, foi aprovado um projeto da Pós – Graduação em Saúde Coletiva da FMB vinculado ao Programa Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa). A iniciativa é desenvolvida em parceria com a UNICV, intitulado “Apoio à Implantação de Linhas de Pesquisa e Formação de Recursos Humanos em nível de Pós-Graduação em Cabo Verde.”

 

Sobre Cabo Verde

Cabo Verde é um país jovem – com 37 anos como país independente. Localizado no Oceano Atlântico, é constituído por dez ilhas, cerca de 500 km a noroeste da costa Africana. Possui uma população de aproximadamente 500 mil habitantes, dos quais 54,4% possuem menos de 25 anos.

Embora seja um país com baixo poder econômico, apresenta um perfil político social estável, mas com grandes desafios estruturais a enfrentar, tais como o abastecimento de água e energia, o saneamento básico e o transporte entre as ilhas. Entre os principais agravos de saúde encontram-se doenças infecciosas como infecções respiratórias agudas e doenças diarreicas na infância, entre outras, ao lado do crescimento de doenças crônicas entre adultos, com as doenças do aparelho circulatório representando a principal causa de morte.