FMB participa de Congresso de Doenças Cerebrovasculares

Entre os dias 15 e 17 de outubro a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seu Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, participou do X Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares. O evento, realizado em Belo Horizonte (MG), reuniu especialistas de renome nacional e internacional para tratar de temas relevantes da área e proporcionar um espaço de educação continuada aos participantes.

O professor Rodrigo Bazan (foto), do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, o neurologista clínico Gabriel Pereira Braga, coordenador da Unidade de AVC do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), e a professora Silméia G. Zanati Bazan, cardiologista do Departamento de Clínica Médica, representaram a FMB no Congresso.

“Este evento foi de altíssimo nível, com palestrantes de renome no cenário nacional e internacional em investigação e tratamento das doenças cerebrovasculares. Nossa participação no evento foi motivo de muito orgulho e reconhecimento pelo nosso trabalho, tanto na assistência quanto no ensino e pesquisa. Conseguimos instituir grandes modificações no cenário local no atendimento dos pacientes vítimas de AVC nos últimos anos, sendo hoje o setor de doenças cerebrovasculares aqui da Faculdade reconhecido nacionalmente, desde o pré- hospitalar (SAMU), intra-hospitalar, com a constituição de uma equipe multiprofissional, e Unidade de AVC, assim como toda a equipe da neurorreabilitação”, disse Bazan.

 

Atividades

No dia 14 de outubro foram realizadas as primeiras atividades antes da abertura oficial do evento (pré-congresso). Na ocasião, o neurologista clínico do HCFMB Gabriel P. Braga ministrou uma palestra sobre o tema “Física, anatomia e fisiologia voltada a Neurossonologia”. A tarde o especialista voltou a palestrar e abordou o tópico “Como melhorar a assistência e diminuir os tempos de atendimento na unidade de AVC integral”. No dia 15 de outubro, após abertura oficial do Congresso, o professor Rodrigo Bazan apresentou uma de suas palestras falando sobre a “Prevenção secundária do AVC”. No mesmo dia o docente participou de mesa redonda cujo tema abordado foi “Infecção e AVC”.

A professora Silméia G. Zanati Bazan realizou uma apresentação no dia 16 de outubro cuja temática foi “Prevenção do AVC nas outras doenças cardíacas não FA”. No mesmo dia Gabriel P. Braga falou sobre “Trombose venosa cerebral: o que há de novo”?   Dia 17 de outubro, no encerramento do evento, o professor Rodrigo Bazan discorreu sobre “Monitorização de microembolos por doppler transcraniano na fase aguda do AVC “.

 

Livro

Durante o X Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares foi realizado o lançamento de um livro, da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Denominado “Neurologia Vascular: Tópicos Avançados”, a obra possui um capítulo (“Atenção organizada as doenças cerebrovasculares e unidade de acidente vascular cerebral”) redigido pelo professor Rodrigo Bazan e por Gabriel P. Braga.