FMB de Botucatu recebe Quarteto de Violoncelos

Com a finalidade de promover mais uma de suas atividades artísticas e culturais, a Comissão de Arte e Cultura (CAC) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) promoverá no dia 31 de outubro, a partir das 20h30, no Teatro Gino Carbonari, o Recital do Quarteto de Violoncelos YvyraPurahei e uma homenagem ao Coletivo Genis da Unesp de Botucatu, vencedor da Categoria Revelação do 19º Prêmio Cláudia promovido pela Revista CLÁUDIA, da Editora Abril. A entrada é franca e a organização pede a colaboração dos convidados para a doação de um litro de leite.

Para a apresentação, o Quarteto de Violoncelos YvyraPurahei, da cidade de Tatuí, traz um repertório eclético, em primeira instância com peças eruditas e, em um segundo momento, um repertório popular de músicas brasileiras e internacionais.

O grupo tem desenvolvido um trabalho de destaque e se classificou em 2° lugar no IV Prêmio de Música de Câmara, em 2013, pelo Conservatório de Tatuí. Também se apresentou em escolas na cidade de Tietê durante a semana de divulgação do Projeto Guri, iniciativa de educação musical que oferece cursos de canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados, percussão e iniciação musical para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

O quarteto de Violoncelos YvyraPurahei nasceu da paixão de quatro Violoncelistas pelo instrumento. O grupo busca explorar a sonoridade do violoncelo passando pelo repertório erudito e popular e tem um trabalho de pesquisa de peças originais para essa formação, arranjos e adaptações que exploram uma característica muito particular do Violoncelo: dentro dos instrumentos da família das cordas friccionadas, é o instrumento de maior tessitura (conjunto de sons que melhor convém a uma voz ou instrumento), passando pelos registros graves, médios e agudos.