Filmes sobre folclore é exibido em escolas públicas

Levar conhecimentos sobre a cultura popular brasileira foi a intenção da Secretaria Municipal de Cultura que exibiu desenhos infantis sobre lendas nacionais para alunos do ensino fundamental I de escolas públicas de Botucatu. A ação aconteceu em comemoração ao mês do folclore.

Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura por meio do projeto Cinema da Gente, uma extensão do programa Cultura e Arte Por Toda Parte. As atividades se encerraram nesta quinta-feira (29) abrangendo as unidades de ensino do Município: Emef. Elda Moscogliato, Emef. Martinho Nogueira, Emef. Paulo Guimarães, Emef. Francisco Guedelha, Emef. Américo Virgínio dos Santos e Emef. José Antonio Sartori.

A atividade foi coordenada pelo assessor de ação cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Benedito José Gamito. O material, intitulado Juro Que Vi, foi cedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro e se dividiu em quatro episódios sobre as seguintes lendas: O Curupira, O Boto Cor-de-rosa, Iara e Matinta Perera.

“Antes de passar os desenhos, procuro fazer uma explanação sobre o que é folclore, de onde surgiu e quais os tipos existentes no Brasil. Ao decorrer da exibição, realizo também uma análise detalhada de cada lenda, para que as crianças compreendam o que deu origem a elas”, informa Gamito, enfocando que o projeto terá continuidade nos próximos meses com a exploração de outros temas, a fim de atingir todas as escolas da rede municipal de ensino de Botucatu.