Filme “A Moda é Viola” chega ao Teatro Municipal

Dedicado a cantora Inezita Barroso (foto) o longa-metragem “A Moda é Viola”, de Reinaldo Volpato, baseado no livro “A Moda é Viola – Ensaio do Cantar Caipira”, do cineasta Reinaldo Volpato, será exibido nesta quinta-feira, 1º de agosto”, a partir das 20 horas no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci.

“Inscrevi esse projeto em vários editais, e nunca foi contemplado. A única instituição que entrou na produção foi a TV Cultura, que investiu R$ 60 mil de um orçamento de R$ 428 mil. Só que isso viabilizou a produção do filme. A gente conseguiu todo o acervo deles e filmar mais algumas coisas. Aí fomos trabalhando e demoramos dez anos para fazer o filme por causa disso, porque não tínhamos dinheiro para fazer”, explicou o diretor do filme Reinaldo Volpato.

“A Moda é Viola” é um documentário sobre a história da música caipira brasileira. O filme utiliza imagens de vários acervos, principalmente do programa “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura, apresentado pela cantora e folclorista Inezita Barroso. Apresenta as principais canções interpretadas pelos mais importantes violeiros e duplas, e revela uma forma particular de compreender a origem sertaneja enraizada profundamente na cultura brasileira.