Fernandinho, Um dos maiores nomes da música gospel, sobe ao palco nesta quarta (13)

Na véspera de Botucatu comemorar seus 161 anos, o Largo da Catedral deverá reunir milhares de fãs que terão a oportunidade de ver subir ao palco, a partir das 22 horas, um dos maiores nomes da música gospel: o cantor e pastor Fernandinho. O astro apresentará os maiores sucessos de sua carreira e as canções de seu novo CD Galileu, lançado pela Onimusic. O projeto é recheado de canções inéditas compostas pelo próprio cantor.

“Nesse novo trabalho, minha alma clama pelo evangelho simples que fala da morte, da ressurreição e da volta de Jesus. Não há tempo de nos distrairmos com as coisas desse mundo e não termos um encontro real com Cristo”, disse o cantor.

Neste CD, Fernandinho escolheu 14 músicas e chamou alguns convidados especiais. Entre eles Juninho Afran em “Dono do Mundo” e a regravação de “Yeshua” na voz de Kim Walker, do Ministério Jesus Culture. O CD também teve uma grande contribuição dos músicos Michael John Dodson (Mike) e Daniel Jeremy Bush (BWack) da Banda americana The Digital Age.

A programação terá início a partir das 19h30 com artistas e bandas gospel locais se alternando no palco. A lista inclui as participações de Julio Caires, João Aguiar, Eli Rocha, Jaqueline Dantas, Filhas da Promessa, Stevan, Rodrigo, Loids Santos, Greice Vilela, Irmãos Rodrigues, Cristo Vive em Mim, Michele, Semeando Fogo, Tereza Pedro, Ingride Daiane, Eliane Messias, Raquel Reis, Consuelo, Ariane Carriel, Anderson Cesar, Miro e Danilo Gregori. A apresentação ficará por conta do pastor Hélio e do missionário Paulo Cruz.

Biografia – Fernandinho iniciou sua carreira em 2001 quando gravou seu primeiro CD Formoso És em estúdio, logo depois de lançar um disco da Segunda Igreja Batista de Campos onde é membro até hoje. Neste trabalho foram incluídas três de suas primeiras composições e uma delas deu título ao álbum Somos Um. A partir daí, suas letras surgiam de experiências e compartilhadas com a igreja em forma de canção.

Em 2003, o CD Faz Chover é lançado e a música começa a ser cantada em todo o Brasil. Ela passou a ser marca do ministério do cantor por ter sido tão forte sua contribuição no meio do povo de Deus. A música “Faz Chover” teve sua versão em inglês cantada por Assíria Nascimento e pela Gravadora Kingsway da Inglaterra no álbum The Best of Worship Ever em 2011.

Depois disso, Fernandinho lançou em 2005 o disco Abundante Chuva, gravado na Praia da Costa, Vila Velha/ES, onde cantou para 70.000 pessoas. O DVD foi gravado no mesmo ano nas escadarias do antigo fórum de sua cidade. Em 2007 lançou o álbum Sede de Justiça, um trabalho diferenciado que teve seu registro também em DVD.

Uma Nova História foi o CD e DVD lançados em 2009 e durante três anos foram músicas cantadas sempre num clima de novidade. A música foi pedida pelo filho no carro, pela mulher na rádio e até por jogadores na televisão. O país canta ainda hoje “Deus tem o melhor pra mim”. Uma das canções desse álbum é uma versão de God of the City, que levou Fernandinho na Conferência Passion (Atlanta/EUA) a cantar em português para mais de 20 mil jovens universitários americanos. A partir disso, Deus uniu o ministério de Fernandinho ao ministério de Chris Tomlin que é um dos mais reconhecidos cantores dos Estados Unidos.

Esta aliança feita em Deus promoveu a participação de Fernandinho no último trabalho do cantor americano. Em 2011, o astro gospel brasileiro esteve mais uma vez na Conferência e cantou com outros artistas a música “How Great is our God” para um público de 40 mil jovens.

Entre esses anos, Fernandinho foi levado a Lakewood, a maior igreja dos Estados Unidos que fica no estado do Texas. Também gravou um disco para crianças, Fernandinho para Menores – Geração de Samuel, e um CD de hinos, intitulado Sou Feliz, com um repertório de músicas tradicionais e uma roupagem nova.

Ainda em 2012, veio com novidades e apresentou um CD inovador. Teus Sonhos reuniu 12 canções e mostrou um trabalho ainda mais aprimorado. Era grande a expectativa pra esse CD pela seriedade, comprometimento e ousadia que o cantor traz em todos os seus trabalhos. O astro canta atualmente para um público incontável e com toda sua performance e unção leva a mensagem do evangelho aos quatro cantos do Brasil e também em outros países, como: Inglaterra, Espanha, Portugal, Japão, Cuba, Itália, Suíça e EUA.

Festa – Apesar de reduzir o volume do investimento e diminuir os dias da festa em comemoração ao aniversário da cidade, por conta do momento difícil vivido pela economia e a destinação de parte dos recursos para obras de infraestrutura e combate a enchentes, a Prefeitura de Botucatu conseguiu elaborar uma programação bastante variada para que a população possa festejar a passagem dos 161 anos da cidade.

Como em anos anteriores, o Largo da Catedral receberá os shows, mas haverá atividades espalhadas pelos quatro cantos da cidade durante todo o mês de abril. A programação inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais, dança, exposições, lançamento de obras, inaugurações, eventos esportivos, entre outras atrações. O calendário completo poderá ser acessado no site oficial do município (www.botucatu.sp.gov.br).

Ao contrário de anos anteriores, quando a festa no Largo da Catedral acontecia em quatro dias, desta vez a estrutura será utilizada em apenas dois. O palco será montado defronte o EECA. Na quarta-feira (13) a atração será o cantor gospel Fernandinho e na quinta-feira (14), dia do aniversário da cidade, o show ficará por conta de Luan Santana, um dos principais astros da música brasileira.

O público contará com praça de alimentação formada preferencialmente por trailers de Botucatu, área infantil, artesanato e culinária da cuesta, além da tenda solidária com a participação de entidades assistenciais e clubes de serviço que atuam na cidade. Desta vez não haverá espaço vip, nem montagem de camarotes e arquibancadas, como aconteceu em 2015. A festa funcionará na quarta-feira das 18 às 24 horas e na quinta-feira das 12 às 24 horas. Nesse período o trânsito no Largo da Catedral estará interditado.

Artistas locais – Outra novidade neste ano será o projeto Tribos, com a montagem de estrutura em diversos pontos da cidade para que cantores, bandas e artistas locais possam se apresentar, divididos pelo gênero musical. Na quinta-feira (14), a partir das 16 horas, o Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso, receberá as bandas de Rock e Metal. Na sexta (15), às 19 horas, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, o palco será ocupado pela Música Alternativa.

No sábado (16), a partir das 18 horas, o sertanejo e a moda de viola serão atração na Praça do Paratodos. No domingo (17), na Praça do Bosque, às 15 horas, a festa fica por conta do Samba e Pagode. E na Praça da Juventude, a partir das 14 horas, Arte de Rua e Cultura Hip Hop.

No dia 14 de abril também estão confirmados, a homenagem ao fundador da cidade, Capitão José Gomes Pinheiro, às 7h30, no Cemitério Portal das Cruzes; o Ato Cívico, defronte a Prefeitura Municipal, às 8 horas e o Desfile Cívico, às 9 horas, na Rua Amando de Barros.

Transporte – A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) comunica aos usuários do transporte coletivo que no dia 14 de abril, no período noturno, os ônibus vão operar com a chamada linha “Corujão”. As partidas do Centro, em direção aos bairros, acontecerão logo após o show do cantor Luan Santana.

Já as linhas 105 (Sesi/ Vila Paulista) e 201 (Cohab/Jd.  Paraíso), na ida sentido Vila Paulista e Jd. Paraíso, farão o percurso pelas ruas Carlino de Oliveira, General Telles, Newton Prado e Avenida Santana, seguindo seu trajeto normal. Na volta, o trajeto será sentido Sesi e Cohab pela rua João Passos.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)