FCA promove o 10º Dia de Campo Florestal em Botucatu

Entre os dias 23 e 24 de setembro, a Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA (Unesp/Botucatu) em parceria com a Conflor Jr.  e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), promove a 10ª edição de um dos mais tradicionais eventos florestais do Brasil: Dia de Campo Florestal contando com o apoio técnico das empresas que compõem o grupo Multifloresta – Negócios Sustentáveis.

Para o dia 23 de setembro, no auditório principal da Fazenda Lageado, estão previstas palestras sobre alternativas para obtenção de lucro com florestas nas APPs e Reserva Legal, opções viáveis para investimentos florestais na propriedade rural, plantio e manejo comercial de bambu (foto), novos equipamentos para silvicultura e colheita florestal além de uma apresentação especial sobre o cenário consolidado e potencial do mercado florestal para os próximos anos.

Uma das novidades deste ano que antecede as comemorações dos 50 anos da FCA é a realização do Happy Hour Florestal, no final do dia. A iniciativa tem como objetivo reunir parte do público presente para um bate papo estratégico incentivando um networking informal.

 

Atividades de campo

 

No dia 24, as atividades acontecem na campo experimental da Fazenda Lageado. Dentre as demonstrações confirmadas estão manejo para múltiplo uso do eucalipto, inventário florestal, plantio e manejo de cedro australiano e mogno africano e combate a formigas.

O público vai ver de perto também a colheita mecanizada de biomassa (com aprimoramentos em relação a 2013) e poder acompanhar o passo a passo de aplicação de herbicida. Outras estações deverão ser confirmadas nos próximos dias. No ano passado, 536 participantes entre produtores rurais, florestais, técnicos, acadêmicos e profissionais do setor acompanharam os dois dias do evento.

 

Da Assessoria