Fazenda Lageado recebe o projeto Teatro nas Universidades

O auditório “Paulo Rodolfo Leopoldo”, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), na Fazenda Lageado, recebe, no próximo dia 14 de agosto, o projeto Teatro nas Universidades, com a peça “Mediano”, de Otávio Martins. A apresentação acontece ? s 20 horas, com entrada franca.

O monólogo “Mediano” conta a trajetória de Zé Carlos, que com seu ‘jeitinho’ brasileiro atravessa momentos importantes da política nacional no período que vai de 1977 a 2007. Zé Carlos convive, ao longo dos 70 minutos de espetáculo, com situações conhecidas do povo brasileiro como a hiperinflação, o impeachment de Collor, a criação do Plano Real e o governo Lula, ao mesmo tempo em que luta para que problemas pessoais não prejudiquem sua carreira política.

A peça é protagonizada pelo ator, tradutor e diretor teatral Marco Antônio Pâmio que participou das montagens de “Macunaíma” (1983), com direção de Antunes Filho e “Laranja Mecânica” (1992), dirigida por Olayr Coan. Atualmente está em cartaz na adaptação de “Macbeth”, dirigida por Gabriel Villela. Na TV, Pâmio fez parte do elenco da novela “Mandala” (1987) e da minissérie “JK” (2006).

“Mediano” tem a direção do consagrado dramaturgo Naum Alves de Souza. Naum, que começou a carreira como cenógrafo e figurinista, ficou conhecido por criar os bonecos do infantil “Vila Sésamo”, na TV Cultura. Com o tempo tornou-se dramaturgo e passou a dirigir suas próprias peças como “A aurora de minha vida” (1981), “Um beijo, um abraço, um aperto de mão” (1984), “Suburbano Coração” (1989) e “Strippers” (1997).

{n}O projeto{/n}

O projeto Teatro nas Universidades, surgido em 2005 por iniciativa do casal de atores Paulo Goulart e Nicette Bruno, tem como principal objetivo levar parte do universo do teatro ao ambiente universitário e com isso contribuir para uma melhor formação educacional e cultural da sociedade. Segundo os organizadores um total de 307 sessões foram promovidas até o fim do ano passado, alcançando um público de mais de 106 mil pessoas em 138 unidades universitárias diferentes.

Atualmente, o projeto faz a montagem de 14 peças teatrais, entre elas “Liberdade, liberdade”, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel; “O cavalo na montanha”, de José Antonio Souza; “A mulher que escreveu a Bíblia”, de Moacyr Scliar; “A aurora de minha vida”, de Naum Alves de Souza, além do o monólogo que será apresentada no Lageado.

O Teatro nas Universidades é patrocinado pelas empresas Gerdau e Syngenta e conta com o apoio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Associação Comercial de São Paulo e do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo

Fonte: Assessoria de Imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf