Faculdade de Medicina recebe estudantes russas

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebe no mês de agosto quatro estudantes da Pirogov Russian National Research Medical University, de Moscou, Rússia. Elas chegaram no dia 3 de agosto e ficarão até o dia 21 deste mês. Estudantes foram recepcionados pelo diretor da FMB, professor Pasqual Barretti (foto)

A vinda das alunas se deu por meio do programa “Winter School on Tropical Diseases”, criado pela FMB em parceria com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem. O programa atende a necessidade da Instituição de oferecer um curso em inglês para universidades de medicina estrangeiras.

Evgeniya Prikhodko, Olga Golovizina, Anna Petrova e Lidia Mishchenko são alunas do 5º e 6º ano do curso de medicina. Além de participar do “Winter School on Tropical Diseases”, as estudantes assistirão palestras sobre vigilância epidemiológica, malária, hanseníase, febre amarela, HIV, entre outros assuntos.

 “Temos recebido muitos pedidos para estágio, principalmente em doenças tropicais. A partir de uma solicitação de estágio pela Pirogov Russian National Research Medical University, para um grupo de alunos de medicina, o ERI criou, em parceria com a FMB e Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem, um curso em inglês oferecido na época de férias dos alunos”, explica a presidente do ERI, professora Silke Anna Theresa Weber.

As estudantes terão aulas nos ambulatórios e enfermarias vinculados a doenças infecciosas, além de visitarem o Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru, o Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM), o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP) e o Instituto de Biotecnologia (IBTEC). A programação das estudantes também inclui visitas aos pontos turísticos de Botucatu. “A intenção é que esse curso seja oferecido anualmente a alunos de diferentes universidades do mundo”, finaliza Silke.