Faculdade de Agronomia prepara recepção aos calouros

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu,  vai receber os novos alunos dos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia a partir do dia 02 de março. Pelo segundo ano consecutivo, parte da recepção será desenvolvida conjuntamente pelas quatro unidades da Unesp na cidade, como forma de buscar uma integração maior entre alunos de cursos diferentes.

Segundo o presidente da Comissão de Recepção da FCA, professor Paulo Roberto Arbex, a novidade da programação em relação ao ano passado é a maior oferta de cultura e arte. “Além de apresentar toda a estrutura da Faculdade e suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, procuramos organizar eventos artísticos e culturais como apresentações musicais e oficinas”.

A questão do trote, que causou polêmica no ano passado, também será abordada nas atividades programadas, através de palestras e debates. “Queremos conscientizar calouros e veteranos sobre a necessidade de acabar com essa prática em nossa Universidade”.

 

Programação

O dia 02 de março será dedicado à programação unificada das unidades da Unesp, que terá início às 8h30, na Casa da Arte da FMVZ, câmpus de Rubião Junior, com as boas vindas do presidente do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC) e de representantes do poder público municipal, apresentação de todos os diretores das unidades  e exibição de um vídeo institucional da Unesp.

A palestra de recepção será ministrada pela professora Joelma Gonçalves Martin, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, seguida de apresentação dos integrantes da Comissão de Recepção Unificada e da Bateria do Câmpus.

No período da tarde acontecem oficinas para integração entre todos os alunos em diversas áreas do câmpus, com temas como yoga, dança, compostagem, culinária quilombola, grafite, forró e capoeira, entre outras.

Na manhã de terça-feira, dia 03, os alunos dos cursos da FCA se reúnem no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo para as boas vindas do diretor da Faculdade, com apresentação do vice-diretor, coordenadores dos cursos de graduação e representantes dos Diretórios Acadêmicos. Também acontecerão apresentações sobre os Programas de Educação Tutorial (PET), bolsas e internacionalização, grupos de estudo e extensão.

Após o almoço oferecido no Ginásio Poliesportivo, os calouros visitarão juntos diversas áreas da FCA como a Biblioteca, Diretoria, Casa da Natureza, Sítio Modelo, Museu do Café e áreas da Fazenda. O dia termina com a tradicional Cachorrada do Diretório Acadêmico.

A manhã da quarta-feira, dia 04 de março, terá a realização de diversos grupos de discussão sobre temas como estrutura de poder na universidade, representação estudantil, cotas, conflitos sociais no campo, limite do humor, feminismo, diversidade de gênero e sexualidade.

Após o almoço, promovido pelo Grupo de Agorecologia Timbó, haverá uma palestra sobre a questão do trote, ministrada pela professora Maria Cristina Pereira Lima, do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina. A programação termina com uma visita ao Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp. 

 

Da Assessoria