Exposição em Botucatu retrata o Parque Nacional da Serra da Capivara

 

“Cores da caatinga – O grande ocre amargo do sertão” é o título de exposição fotográfica de Maria do Socorro Figueiredo que será realizada na Biblioteca do câmpus de Rubião Júnior da Unesp, no período de 7 a 28 de abril. As imagens que compõem a mostra foram captadas durante visita de Socorro a familiares que residem no Nordeste.

 

Ela aproveitou a viagem para conhecer e fotografar o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no interior do Piauí. O Parque, declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, abriga fauna e flora específicas da caatinga e possui a maior concentração de sítios arqueológicos do continente americano, muitos deles com pinturas rupestres. Há evidências de que a região possua uma ocupação humana que data de até 60 mil anos.

 

Ao regressar a Botucatu, Socorro recebeu convite da professora Ana Vieira Pereira para apresentar os registros aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho. Os estudantes ficaram encantados com as fotos e Ana Vieira, que leciona a disciplina de Literatura, propôs aos jovens atividade que consistiu na elaboração de poemas a partir das imagens. “Ao longo de seis semanas, os alunos escreveram poemas de acordo com o sentimento transmitido pelas imagens”, explica Socorro. “Nasceu um rio de poemas, receita da mistura de fotografias e poemas”, acrescenta a fotógrafa.