Estudo de avicultura da FMVZ/Unesp é premiado

O estudo intitulado “Debicagem e desenvolvimento de frangas de reposição”, desenvolvido na área de avicultura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio de melhor trabalho de pesquisa na área de Manejo e foi selecionado para apresentação oral no XIII Congresso APA – Produção e Comercialização de Ovos, realizado nos dias 17, 18 e 19 de março de 2015.


O evento realizado pela Associação Paulista de Avicultura no Centro de Convenções de Ribeirão Preto reuniu pesquisadores e especialistas do Brasil e do mundo. O trabalho premiado faz parte da linha de pesquisa de produção de ovos e bem estar animal, e teve por objetivo investigar técnicas de debicagem que proporcionassem bons resultados de desempenho com possível redução do custo de formação de frangas de reposição, aliando produtividade e bem estar animal.


Orientado pelo professor Edivaldo Antonio Garcia, do Departamento de Produção Animal da FMVZ, o estudo foi composto de parte dos resultados obtidos com a Tese de Doutorado do pós-graduando Javer Alves Vieira Filho, financiado, através de bolsa de estudos, pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).