Estado promove audiência sobre doação do acervo de museu ao município

museuNa próxima terça-feira (13), às 19 horas, a Secretaria de Estado da Cultura promoverá na Câmara Municipal de Botucatu uma audiência pública sobre a doação do acervo do Museu Histórico e Pedagógico “Francisco Blasi” ao Município.

Trata-se de um museu estadual, criado em 1963, com o nome de Museu Histórico e Pedagógico “Padre Vicente Pires da Mota”. Apenas em dezembro de 1989 o nome foi alterado  para Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi, entusiasta do museu e doador das primeiras peças de seu acervo.

O museu foi fechado em 2001 e atualmente, o acervo, que conta com 756 objetos variados e mais de 15 mil documentos, fotos e jornais, está acondicionado no Espaço Cultural – “Dr. Antonio Gabriel Marão”. Todas as peças foram higienizadas, recuperadas e inventariadas.

“Estamos trabalhando na municipalização do Museu Histórico desde 2011. Concluímos todas as etapas de construção de planos museológico e museográfico, minutas de lei de criação municipal, política de acervo e regimento interno. Após todas esses procedimentos, o prefeito João Cury oficiou ao Estado manifestando o seu interesse. Após audiência, poderemos finalmente chamá-lo de nosso museu e preparar sua reabertura ao público, em espaço próprio e definitivo no complexo do Espaço Cultural”, informa o secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro.

Serviço:

Câmara Municipal de Botucatu

Praça Comendador Emilio Pedutti, nº112 – Centro