Espaço Cultural promove grande noite carnavalesca

Apesar da chuva fina e do frio, a Liga das Escolas de Samba de Botucatu (LIESB) e subsecretaria de Turismo, realizaram na noite deste sábado (5) uma gama de atividades no Espaço Cultural “Antônio Gabriel Marão”, com muito samba e descontração. O locutor oficial do evento foi o jornalista Osmar de Oliveira.

Desde o final da tarde vários grupos se apresentaram no palco e o show só terminou por volta da meia noite. Também esteve presente a Corte Carnavalesca de 2011 com o Rei Momo, Regis Davidson Ferreira, a Rainha do Carnaval Letícia Cristina Correa Arlindo dos Santos e as princesas Natalina Menezes Pereira e Vanessa Cristina da Silva Leme.

O ponto alto do evento foi a presença da Escola de Samba Tom maior, de São Paulo, que faz parte do grupo especial da Liga das Escolas de Samba da capital paulista. Os integrantes da escola deram um verdadeiro show.

“Foi uma noite agradável e embora a chuva tenha atrapalhado, o público marcou presença. Tivemos nessa primeira noite no Espaço Cultural uma gama diversificada de eventos ligados ao carnaval. Isso foi só o começo. Vem mais por aí”, colocou o presidente da LIESB, Paulo Marcelo Sanches Garcia, o Vavá.

{n}Desfiles das escolas e blocos{/n}

O presidente da LIESB lembra que na noite deste domingo, a partir das 19 horas, acontece o momento mais esperado do carnaval com o desfile das escolas de samba e blocos na Rua Amando de Barros. O bloco da Associação Atlética Ferroviária (AAF) abre o desfile, seguido dos Amigos da Vila Pinheiro, Escola de Samba Unidos da Demétria, bloco Combinados do Santa Elisa. As escolas de samba Estopim da Fiel e Gente Unida de Vila Maria, atual campeã, encerram o desfile.

Foi determinado que cada escola de samba terá o tempo mínimo de 40 minutos para permanecer desfilando e no máximo de 55 minutos para finalizar a apresentação ao público. Os blocos terão o tempo de 30 minutos para finalizar o desfile. Tanto para escolas como blocos, o trajeto dos desfiles terá início em frente ? Relojoaria do Dito e terminará em frente ? Padaria Pessim, próximo ? Praça Coronel Moura (Paratodos).

{n}Apuração{/n}

Já nesta segunda-feira (7) será realizada no Espaço Cultural, a apuração do concurso das Escolas de Samba, onde serão julgados os quesitos comissão de frente, bateria, samba enredo, mestre sala e porta bandeira, fantasia, harmonia, rainha da bateria (critério de desempate). Cada quesito vencido pela escola valerá R$ 800 em material para o Carnaval de 2012.

Ainda na segunda-feita também serão realizados os desfiles nos bairros. Na Vila dos Lavradores os blocos da Associação Atlética Ferroviária e dos Amigos da Vila Pinheiro irão descer a Rua Major Matheus. Na Vila Maria, em frente ? Praça do Curió, se apresenta a Gente Unida de Vila. Também na Vila Maria acontece o desfile da Estopim da Fiel.

{n}Programação

Dia 06 (domingo){/n}
Local: Rua Amando de Barros
Horário: A partir das 19 horas
Desfile das escolas de samba e blocos

{n}Dia 07 (segunda-feira){/n}
Local: Espaço Cultural
Horário: A partir das 17 horas
Apuração dos quesitos das Escolas de Samba
Grupo Rekebradeira
Banda Vida Cigana – Axé: Uma noite em Salvador
Desfile nos bairros Vila dos Lavradores e Vila Maria
Horário: A partir das 20 horas

{n}Dia 08 (terça-feira) {/n}
Local: Espaço Cultural
Horário: A partir das 16 horas
Samba da Silva – Marchinha- Grupo botucatuense, composto por Kinho, Negão e outros músicos.
Desfile das Campeãs
Local: Rua Amando de Barros
Horário: A partir das 19 horas

Fotos: David Devidé / Macaru