Escolas vão trazer enredos variados para o carnaval

As escolas de samba Gente Unida de Vila Maria, Estopim da Fiel e Acadêmicos do Beira Rio irão desfilar nos dias 2 e 4 de março (domingo e terça-feira, respectivamente) pela Rua Amando de Barros, a partir das 20h30, no carnaval 2014. O bloco 10 de Abril da Vila Mariana, anunciou que também pretende desfilar como escola, além dos blocos 100 Vergonha, Fioreto e Amigos e Bloco dos Turistas. O Carnaval de Botucatu contará com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Serviço Móvel de Urgência (Samu).

No domingo haverá um corpo de jurados que avaliará as escolas de acordo com diversos quesitos. Na segunda-feira (3) será realizada a apuração dos votos no salão superior do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, a partir das 14 horas, e na terça (4) haverá a premiação e o desfile das campeãs.

As escolas de samba irão concorrer aos prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar pelos desfiles. Além destes, haverá ainda a premiação dos melhores pontuados nas seguintes categorias: comissão de frente; bateria; mestre-sala e porta-bandeira; ala das baianas; enredo e harmonia; samba enredo; fantasias, alegorias e adereços. A premiação será realizada durante o desfile das campeãs, na terça-feira (4).

A Gente Unida de Vila Maria que tem na presidência Jairinho Andrade, vai apresentar seu desfile com o enredo “Minha gente nosso samba é isso aí”, lembrando a essência dos velhos carnavais com seus bailes, arlecrins, pierrots, colombinas, cabrochas, confetes e serpentinas, numa mistura de raças e de cores. “Nossa idéia foi buscar esses personagens marcantes do carnaval de outrora que essa nova geração não conhece. Optamos por um carnaval diferente e criativo”, colocou Jairinho.

Já os corintianos da Estopim da Fiel, vão trazer um tema bastante atual: “Copa do Mundo é nossa – Arena Corinthians”. O nome do samba enredo já diz o que a escola pretende apresentar na avenida. “Como teremos a Copa do Mundo no Brasil, resolvemos fazer o nosso carnaval em cima do tema com o propósito de apresentar um grande carnaval na Rua Amando”, adiantou o presidente André Carmoni.

A “caçula” do carnaval 2014 é a Escola de Samba “Acadêmicos do Beira Rio”, formado por componentes do bloco “Sapão da Curuzu”, defenderá um samba saudosista com o tema: “Saudades de Airton Senna”. O presidente da agremiação, Domingos Crispin, salienta que o piloto tem que ser lembrado sempre. “Tínhamos o bloco e resolvemos montar a escola e nada melhor do que fazer e estréia homenageando um dos brasileiros mais queridos. É com ele que pretendemos fazer um grande carnaval“, aventou.

{n}Mais atrações{/n}

No domingo (2) será realizada ainda uma matinê na Concha Acústica da Praça Coronel Moura, a partir das 17 horas, com o grupo Mão no Samba. O mesmo volta a se apresentar após o término do desfile. A estrutura ainda incluirá pontos de distribuição de água da Sabesp e banheiros químicos.

Nos dias 1, 2 e 3 de março, a partir das 19 horas, os bairros da Mina e do Rio Bonito também receberão atrações gratuitas de Carnaval. No Rio Bonito haverá o tradicional desfile dos blocos Kata Loko, Pega Nada Não, e Fioreto e Amigos. Haverá estrutura de tenda e som em frente ? base da Polícia Militar cedidos pela Prefeitura.

Na Mina, os bailes populares serão promovidos no Centro de Esportes e Lazer, em frente ao lago do bairro. No domingo (2) haverá também uma matinê das 13 horas ? s 17h30. A Prefeitura cedeu a tenda para o local e a Associação de Moradores da Mina, em parceria com a empresa Acorde Festas e Eventos, colocará mais três barracas que terão o objetivo de ampliar o espaço para os foliões.

Em Cesar Neto e Anhumas a população estará convidada a participar de um baile carnavalesco no sábado (1). Ele acontecerá no salão de festas da Igreja de Anhumas, com início ? s 19 horas e entrada franca. Todas as atrações citadas serão abertas ? população de forma gratuita.