Escolas participam de projeto de Educação Ambiental

Teve inicio em 12 escolas de Ensino Fundamental da Rede de Ensino, o projeto “Escolas Municipais: Espaços de Ações Sustentáveis”. Ele é desenvolvido pela Escola do Meio Ambiente (EMA), vinculada à Secretaria Municipal de Educação. O projeto, direcionado aos alunos dos primeiros aos quintos anos, será realizado de terça a quinta-feira pelos monitores ambientais da EMA e terá a duração de oito meses.

Segundo Eliana Gabriel, responsável pela Escola do Meio Ambiente, o principal objetivo é disseminar a educação ambiental nas escolas municipais trabalhando os quatro elementos: água, terra, ar e fogo e suas implicações no cotidiano dos alunos.

“Dentro do contexto da educação ambiental, os monitores trabalharão com os alunos as metas de economizar água e energia, reduzir a produção deresíduos e valorizar e promover a arborização nas escolas”, explica. Ainda de acordo com Eliana, o encerramento do projeto culminará com a publicação de uma cartilha intitulada “Escola do Meio Ambiente: Caminhos e Encontros”.

“Toda a experiência vivida em cada uma das doze escolas será abordada neste material pedagógico para divulgação junto às escolas pertencentes à Unesco. O material também será utilizado na documentação para adquirir o selo Município Verde Azul do Governo Estadual. Com esse trabalho, a Escola do Meio Ambiente estará ampliando a educação ambiental neste ano em que completa 10 anos”, conclui Eliana Gabriel.

As escolas participantes do projeto são: Américo Viriginio dos Santos; Angelino de Oliveira; Antenor Serra; Cardoso de Almeida; Dr. João Maria de Araujo Junior, Profª Elda Moscogliato; Leonor Bicudo Vizenzzoto; Martinho Nogueira, Nair Amaral; Franscisco Guedelha, Luiz Carlos Aranha Pacheco e Rafael de Moura Campos.