Enredos diversificados são criados para o carnaval

Fotos: Danilo Ramos

 

As quatro escolas de samba de Botucatu que irão participar no carnaval 2015 trazem enredos diversificados para os desfiles marcados para a Rua Amando de Barros nos dias 15 e 17 (domingo e terça). São elas: Nenê de Vila Mariana; Gente Unida da Vila Maria; Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Beira Rio e Escola de Samba Recreativo Acadêmicos do Império.

A apresentação dos sambas de enredo aconteceu no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci e a maior ausência sentida foi a da Escola de Samba Estopim da Fiel, que não irá participar dos desfiles deste ano, sob a alegação de ter sido prejudicada pela Secretaria de Cultura.

A escola Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Beira Rio traz como tema uma homenagem à Bahia, com suas tradições  e culinária tão falada no Brasil.  A intenção é mostrar a Botucatu o que é que a Bahia tem. “Sou baiano, sou feliz” é o nome do enredo escolhido.

Os componentes da Escola de Samba Nenê de Vila Mariana vão mostrar um enredo que é atual e faz parte do cotidiano de todo brasileiro:  a falta de água e a necessidade de a população fazer sua parte e economizar . O título do samba é bem singular: “Água, sabendo usar não vai faltar”.

A “caçula” do carnaval deste ano, Escola de Samba Recreativo Acadêmicos do Império, contará na passarela do samba a história da saga do café amarelo em Botucatu e seus colonizadores dando ênfase a Fazenda Lageado, que foi uma das maiores produtoras do Brasil.

Por fim, a Gente Unida da Vila Maria, traz no seu enredo o folclore com seus personagens e crendices, assim como o misticismo do sol e da lua que nunca conseguem se encontrar. A lua só acorda quando o sol dorme e o sol só levanta depois que a lua se deita.

Além das quatro escolas de samba, vários blocos deverão participar dos desfiles na Rua Amando de Barros e a Secretaria de Cultura informa que está aberta ao contato dos que pretendem desfilar.  Também está definido que nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, a partir das 19 horas, os bairros da Mina e do Rio Bonito receberão atrações gratuitas de Carnaval. No Rio Bonito haverá o tradicional desfile dos blocos. A concentração será próxima da base da Polícia Militar.

Na Mina, a festa será promovida no Centro de Esportes e Lazer, em frente ao lago do bairro. No dia 15 também ocorrerá no local uma matinê para as crianças, a partir das 16 horas. Já em Anhumas a população estará convidada a participar de um baile carnavalesco nos dias 14 e 15. Ele acontecerá no salão de festas da Igreja, com início às 18 horas e entrada franca.