Docentes e alunos da Unesp realizam Cursos de Férias

Participantes são continuamente incentivados a formular diversas questões, elaborar hipóteses, desenvolver experimentos e, posteriormente, discutir os resultados obtidos para construção de um conhecimento sobre o tema abordado

 

Educação científica de qualidade no ensino fundamental e médio, formação de profissionais qualificados, consolidação da universidade como instituição de ensino e pesquisa e resolução de problemas sociais e de desigualdades são essenciais para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

O Programa de Extensão Universitária "Difundindo e Popularizando a Ciência na Unesp: Interação entre Pós-Graduação e Ensino Básico", associado a Programas de Pós-Graduação e à Pró-Reitoria de Extensão da Unesp, desenvolve estes pontos em conjunto desde o ano de 2007. Entre as diversas atividades deste programa de extensão, destacam-se os cursos de férias direcionados a estudantes do ensino médio público.

Com o objetivo de difundir tópicos do conteúdo curricular do ensino médio, pesquisas realizadas na universidade e o conceito e a aplicação do Método Científico, alunos de mestrado e doutorado desenvolvem, anualmente, nas férias de janeiro, atividades para estudantes do ensino médio. Até o momento, mais de 1.000 estudantes do ensino médio vinculados a diversas escolas da cidade de Botucatu e região participaram dos cursos já realizados.

Durante os cursos, os participantes são continuamente incentivados a formular diversas questões, elaborar hipóteses, desenvolver experimentos e, posteriormente, discutir os resultados obtidos para construção de um conhecimento sobre o tema abordado.

No período de 25 a 30 janeiro de 2016, cerca e 250 estudantes do ensino médio público participarão de atividades experimentais e lúdicas dos cursos de férias “Experimentando Genética”, “Investigando a Vida das Plantas”, “Reprodução de A a Z”, “Do amarelão às Picadas de Cobra: Um Passeio pelas Doenças Tropicais” e “Virando a Célula do Avesso”. Neste ano, os cursos de férias “Experimentando Genética” comemoram sua 10ª. Edição, repleta de atividades interativas e divertidas.

Iniciados em 2007 pelo Professor Cesar Martins do Instituto de Biociências da Unesp, os cursos da área de Genética têm mostrado que este tipo de atividade vem de encontro à implementação de políticas nacionais para a educação básica, de forma a aplicar a experiência adquirida na pós-graduação para melhoria do ensino básico e para geração de processos de inclusão e integração social.