Cursinho Desafio fortalece projeto de extensão da FMB

O ano de 2015 já pode ser considerado um marco para a nova diretoria do Cursinho Desafio da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Isso porque os novos coordenadores conseguiram viabilizar novas conquistas para os alunos que frequentam o projeto de extensão mantido pela faculdade.

Por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Botucatu, o cursinho aumentará em 50% seu número de vagas, passando a atender 300 alunos. A mudança foi possível graças a permissão de alteração da sede das aulas, que passarão a ser ministradas na Escola Estadual “Euclides Carvalho Campos” (Cevila).

Além disso, uma doação no valor de R$ 280 mil, feita pela Editora Poliedro na forma de kits de materiais didáticos, permitirá que alunos do cursinho pré-vestibular possam ingressar nas mais diferentes universidades brasileiras. “Acreditamos que essas mudanças só reforçam o compromisso que a FMB e seus alunos têm no atendimento a comunidade”, explica o coordenador do Cursinho Desafio da FMB, Pedro Casagrande.

Para anunciar oficialmente essas conquistas, será realizada uma cerimônia na próxima quinta-feira, 12 de março, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci. “Estarão presentes no evento os 200 alunos que são atendidos no extensivo 2015 do cursinho, seus pais, autoridades da prefeitura, a população de Botucatu e, gostaríamos, também, de convidar toda a comunidade discente e docente da FMB que sempre entenderam a importância e apoiaram o projeto nesses 15 anos”, complementa Pedro.

Também está programada uma palestra com a psicóloga/psicoterapeuta Helenice Azevedo, mestre em Saúde Coletiva, que abordará o tema "Perceber-se: o desafio de buscar dentro de si possibilidades para realizações".

 

Calouros

Na última quinta-feira, 5 de março, os coordenadores do Cursinho Desafio da FMB promoveram uma palestra inaugural do projeto para os novos alunos do curso de Medicina. O encontro foi realizado no Anfiteatro da Patologia, a partir das 18 horas, e contou com a presença dos calouros 2015.

Durante o encontro, os coordenadores puderam apresentar o funcionamento do cursinho e seus objetivos. Além disso, foram abertas inscrições para os novos alunos que quisessem se apresentar como candidatos para participar voluntariamente do projeto. Aproximadamente 60 alunos estiveram no evento e mais de 20 apresentaram interesse em fazer parte das ações desenvolvidas.

 

Sobre o projeto

Criado em 2000, o Cursinho Desafio é um dos mais antigos projetos de extensão universitária da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e tem obtido êxito em sua proposta. Oferecerá, a partir deste ano, 200 vagas no sistema de ensino extensivo e 100 no semiextensivo, totalizando 300 vagas. Sua abrangência alcança toda a microrregião de Botucatu. No vestibular 2014/2015, 81 alunos foram aprovados nas mais diferentes universidades (públicas e privadas) do país.

Os professores do cursinho, que são os próprios universitários da FMB, somam cerca de 60 pessoas, além de alguns monitores. As turmas são divididas em quatro salas para o extensivo e duas no semi-extensivo.

As aulas são realizadas de 2ª a 6ª feira e aos sábados acontecem cursos de língua inglesa e simulados de vestibulares. Todas as atividades serão concentradas na Escola Estadual “Euclides Carvalho Campos” (Cevila), em Botucatu. São ministradas 20 disciplinas, entre elas, filosofia.