Cursinho desafio aumenta vagas e tem aprovação de mais 50% dos alunos

Na noite da última quarta-feira (2), o prefeito João Cury Neto, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa (Curumim), participou da aula inaugural dos alunos do Cursinho Desafio, projeto de Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) que atua na promoção social e democrática por meio da Educação.

O evento realizado no Teatro Municipal – “Camillo Fernandez Dinucci” também contou com a presença do fundador do projeto, ex-prefeito Joel Spadaro; vice-diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika); coordenadora Docente do Cursinho Desafio, Maria Aparecida Domingues e alunos.

O projeto teve início com a 37ª turma de Medicina da Unesp, no ano de 2000. Desde então, só tem crescido em número e qualidade. Hoje ele conta com um corpo docente de aproximadamente 100 graduandos em Medicina e de outros cursos dos campi de Botucatu.

Além do ensino gratuito de qualidade para preparar jovens para o Ensino Superior, o curso comunitário pré-vestibular Desafio oferece viagens culturais, serviços psicopedagógicos, acompanha os alunos até a prova e comemora junto em sua aprovação.

O Cursinho Desafio oferece em Botucatu um total de 370 vagas, distribuídas em três regimes distintos: Extensivo, Semiextensivo e Revisão. O Extensivo é anual, tem início em fevereiro e conta com 220 vagas. O Semiextensivo é semestral, começa em agosto e conta com 110 vagas. A Revisão é bimestral, começa em novembro e conta com 40 vagas.

 

Mais de 160 aprovados

“Em 2015, nós tivemos 300 alunos matriculados no Cursinho e 161 aprovados em faculdades públicas. Nossa missão é abrir as portas para as pessoas, nós somos um cursinho totalmente público e temos uma grande taxa de aprovação isto é motivo de orgulho”, informa o coordenador do Cursinho Desafio, Matheus Fernandes de Freitas.

Gabriel Duarte, aluno do Cursinho Desafio, foi aprovado em Engenharia Civil na Unesp. Para ele, o projeto de pré-vestibular da Unesp foi fundamental para ter alcançado seu sonho.

“O Cursinho Desafio na verdade é mais que um local de ensino, é uma grande família. Os professores nos alavancam e estão sempre nos incentivando para conquistarmos nosso sonho que é sermos aprovados em uma faculdade pública. Só tenho a agradecer o apoio de todos nessa conquista”, destaca.

Desde 2015, a Prefeitura de Botucatu tem sido parceira do Cursinho Desafio apoiando ações, auxiliando na utilização de espaços e agora com o custeio das apostilas.

“O Cursinho oferecia 200 vagas em Botucatu e conseguimos aumentar para 300 este número e agora mais 30. Quer dizer, que em dois anos o Desafio, com apoio da Prefeitura, gerou mais 130 oportunidades para as pessoas acessarem um dos melhores cursinhos do Estado de São Paulo e provavelmente do Brasil. Isto é fantástico”, afirma o prefeito João Cury.

Sobre o Cursinho Desafio

As aulas regulares ocorrem na Escola Estadual “Euclides Carvalho Campos” – CEVILA [Rua Angelino de Oliveira, s/nº – Vila Nova Botucatu] de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h20.

Os plantões de dúvidas e as aulas extras (como atualidades, filosofia, sociologia, literatura Fuvest/Unicamp e monitoria de redação) ocorrem fora do período das aulas regulares, das 18 às 19 horas, e são marcadas com antecedência.

Outras informações: www.cursinhodesafio.com.br

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)