Cultura realiza exposição ao Dia do Quadrinho

Foto: David Devidé

A Secretaria Municipal de Cultura realiza, no Terminal Rodoviário de Botucatu, a exposição Cultura nos Quadrinhos. Ela seguirá aberta para visitação no local até 14 de fevereiro. A mesma acontece em comemoração ao Dia Nacional do Quadrinho, festejado em 30 de janeiro e instituído há 22 anos pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo.

A mostra reúne diversas capas de exemplares de gibis antigos e destaca 24 temas em quatro totens em formato de um prisma de três faces. Entre os temas estão: super-heróis não usam drogas; conflitos bélicos ou guerras; clássicos da literatura universal e brasileira; ciência; religião; campanhas educativas; histórias medievais e planetárias; gênero selva – Tarzan; policial – suspense; desenhistas brasileiros, como Maurício de Souza; cinema; personagens da TV; entre outros.

A primeira história em quadrinhos brasileira foi publicada no dia 30 de janeiro de 1869. O trabalho apareceu nas páginas do jornal Vida Fluminense, com o personagem Nhô Quim, criado por Ângelo Agostini. Segundo o assessor de ação cultural da Prefeitura, Benedito José Gamito, o objetivo da exposição é mostrar ? população a importância dos quadrinhos para a cultura e educação.

“Muitas vezes não damos a devida atenção ? s histórias em quadrinhos. Entretanto, elas são importantes instrumentos para a formação cultural e pedagógica, tornando-se um grande incentivo ? leitura. Muitos livros escolares de Língua Portuguesa trazem em seu conteúdo diversas tirinhas da Mafalda e do Garfield, que além de auxiliarem em atividades de interpretação de texto, despertam o senso crítico”, explica.

Ele comenta ainda a moral inerente ? s histórias: “Nos gibis, o bem sempre vence o mal. Os heróis são pessoas boas, honestas, com senso de justiça e isso faz com que eles sejam um exemplo a ser seguido pelas crianças”, enfatiza.

No último fim de semana a mostra esteve no evento Praça das Tradições, no largo da Fonte Luminosa, na Praça do Bosque. Após a estadia no Terminal Rodoviário, ela seguirá para o Poupatempo Botucatu. Ela será promovida também nas escolas municipais, onde contará com palestras sobre a história dos gibis ministradas pelo assessor Benedito José Gamito.