Cultura promove oficina de teatro nas férias

A Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu promoverá no início de 2015 a oficina de teatro “Interpretando Shakespeare”. A atividade gratuita será realizada no Cine Teatro Nelli, entre os dias 13 de janeiro a 19 de fevereiro, as terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas.

Ministrada por Robert Coelho, a oficina oferece 20 vagas para maiores de 14 anos que já tenham participado de alguma atividade teatral. Ela terá a duração de 36 horas, executadas por meio de dois encontros semanais com duração de três horas cada.

Através de jogos teatrais e do estudo de cenas de peças consagradas do dramaturgo inglês William Shakespeare (foto), a oficina pretende desenvolver noções de aspectos essenciais da criação e interpretação de personagens para teatro. Ela contará com exibições abertas de adaptações cinematográficas de obras do autor e será concluída com uma apresentação de cenas criadas pelos participantes ao longo dos encontros.

Os interessados em participar da atividade podem realizar suas inscrições e obter outras informações na própria Secretaria de Cultura, localizada na Praça Coronel Moura, nº27, no Centro ou pelo telefone (14) 3882-0133 e o e-mail cultura@botucatu.sp.gov.br.

 

Shakespeare

William Shakespeare é considerado o maior dramaturgo de todos os tempos. Ele é autor de 37 peças, que sobreviveram por mais de 400 anos até os dias atuais, influenciando gerações de artistas e emocionando milhares de espectadores ao redor do mundo. Talvez nenhum outro autor tenha investigado a natureza humana tão detalhadamente como Shakespeare o fez em sua obra. Assim, seus textos são leitura obrigatória para estudantes de teatro e imprescindíveis em escolas de atores.

 

Cronograma

 

Primeira etapa

Breve estudo da vida e obra de William Shakespeare

Jogos de interpretação e criação de personagens

Escolha das cenas que serão trabalhadas ao longo da oficina

Exibição de adaptações cinematográficas

 

Segunda etapa

Jogos de interpretação e criação de personagens

Estudo aprofundado do texto das cenas escolhidas

Exibição de adaptações cinematográficas

 

Terceira etapa

Ensaios das cenas

Apresentação de conclusão