Competição de Lego Robótica estimula aprendizado

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Maria de Araújo Junior, na Vila São Lucio,  promoveu na última quinta-feira (6), o primeiro Torneio de Lego Robótica entre alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.  O sistema Lego é um brinquedo cujo conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo inúmeras combinações. 

Segundo Cristiane Messias, coordenadora pedagógica e responsável pelo projeto Lego Educacional na Secretaria Municipal de Educação, há cerca de cinco meses os alunos vem desenvolvendo a construção de protótipos de maquetes e programações. 

“A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Zoom Education, representada pelo coordenador educacional Murilo Borduqui, desenvolveu atividades da competição, onde os alunos tiveram que executar missões em uma pista de nível internacional, baseado no tema de energia solar”, explica. 

Segundo a supervisora escolar, Tânia Regina Baptista, presente ao evento, foi impressionante o envolvimento e entusiasmo dos alunos. “Fiquei encantada com as construções e programações dos robôs. O trabalho realizado em aulas de ciências e matemática é de fundamental importância para o desenvolvimento do raciocínio lógico e as soluções dos problemas, juntamente com o trabalho em  equipe, despertando o interesse para futuras profissões na área de tecnologia”, conclui.

 

Emef Francisco Guedelha

Na Emef Francisco Guedelha, na sexta-feira (7) também foi realizada uma competição do projeto LEGO Educacional, desta vez para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. De acordo com Cristiane Messias, o objetivo da competição era construir veículos que  desenvolvessem velocidade, através de um design que demonstrassem leveza e criatividade. 

“Os carros competiam entre si e o vencedor foi o que percorreu a maior distância. Os alunos se divertiram e cada classe teve uma equipe vencedora, que foram premiados com medalhas pela Zoom Education e brindes surpresa da gestora da escola, Luciane  Aria”, conclui Cristiane.