Com tributo a Elis, Vai Vai vence carnaval de São Paulo

Fotos: Flavio Moraes/G1

 

A escola de Samba Vai-Vai foi a grande campeã do carnaval de São Paulo de 2015, tendo no enredo Elis Regina, uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, conhecida como “Pimentinha”.  Penúltima a entrar no Anhembi na madrugada de domingo a escola fez um tributo à cantora com temas de suas imortalizadas canções. Elis Regina completaria 70 anos no domingo.

Maria Rita, filha de Elis que foi madrinha de bateria da Vai-Vai em 2011, desfilou como mestre de cerimônias na comissão de frente que mostrou as diferentes fases de Elis Regina em 15 figurinos. Muito emocionada, a cantora passou mal ao término do desfile. Os outros dois filhos: João Marcelo Bôscoli e Pedro Camargo Mariano também participaram da homenagem que relembrou também os grandes programas musicais e os festivais de música que marcaram época.

O abre-alas fez uma referência ao primeiro grande sucesso da cantora, “Arrastão”, e trouxe como destaque Dona Olímpia, a mais velha componente da escola, com 100 anos de idade. Outro carro lembrou os grandes programas musicais e os festivais de música e trouxe uma alegoria do cantor e parceiro de Elis Regina, Jair Rodrigues, sentado em um violão. Jairzinho e Luciana Mello, filhos do cantor, vieram como destaque. As canções de protesto contra a censura foram lembradas em outra alegoria em forma de canhão de guerra com as cores do Brasil e marionetes.

Tradicional escola do Bairro do Bixiga, que comemora 85 anos, empolgou o público, que agitou bandeirinhas nas arquibancadas e cantou junto o samba-enredo que misturou trechos de músicas que ficaram célebres na voz de Elis. Curiosamente o último título da maior campeã de São Paulo havia sido conquistado em 2011 com o enredo em homenagem ao maestro e ex-pianista João Carlos Martins com o tema:  “A música venceu”.

 

Letra do samba enredo

Reluziu, seu canto ecoou no meu Brasil
Cantora igual jamais se ouviu
Saracura a cantar, bem mais feliz
Simplesmente Elis
Carnaval a Bela Vista está em festa
Qua qua ra qua qua
Vem viajar, a hora é esta
Mergulhando na emoção
Encontrei inspiração
Que linda voz, salve a rainha
Fiz Louvação em aquarela
Na passarela hoje tem arrastão
Upa neguinho na estrada é demais
Vou a romaria como nossos pais
De um falso brilhante eu fiz fantasia
Maria Maria
Águas de março a rolar
Trem azul vai passar, um sonho mais lindo
Na batucada da vida, um samba no Bexiga
Vai amanhecer
A cantar a dor o amor o bêbado e a equilibrista
A voz do povo diz que o show de todo artista
Tem que continuar
Glória fino da bossa com Jair só alegria
Hoje retrato em preto e branco na folia
A grande estrela deste meu país