Colecionador de dinheiro visita Botucatu na próxima semana

Na próxima terça-feira (22) o Centro Cultural de Botucatu (CCB) irá receber o sócio da Associação Numismática Brasileira (ANB), F. Rensi, que virá ? Cidade trazendo uma série de novos materiais colecionáveis, entre eles moedas e papel moeda, próprios para colecionadores, álbuns e etc. Ele também, compra coleções, partes de coleções ou mesmo moedas e notas (papel-moeda), individualizadas. O horário da chegada será ? s 13 horas, na sede do CCB, ao lado do Cine Neli.

Fundada em 19 de janeiro de 1924, a Sociedade Numismática Brasileira (SNB) reconhecida como sendo de utilidade pública em 1951, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, mantida pelo seu corpo de associados, e aberta a pessoas ou instituições que desejam integrar seu quadro social.

Tem como finalidade exclusiva a promoção e desenvolvimento de programas que estimulem e difundam a numismática, principalmente as brasileiras). A SNB mantém uma importante biblioteca especializada em sua sede, aberta a todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos numismáticos, e publica, periodicamente, um boletim, com artigos e ensaios relativos ? sua área de estudo. Promove também, dois encontros semanais para confraternização de seus associados e trocas de peças numismáticas, palestras e exposições.

Entende-se como numismática o estudo essencialmente científico das moedas e medalhas, porém na atualidade o termo “numismático” vem sendo empregado como sinônimo ao colecionismo de moedas, incluindo também o estudo dos objetos “monetiformes”, ou seja, assemelhados ? s moedas, como, por exemplo, as medalhas (que têm função essencialmente comemorativa), os jetons (geralmente emitidos por corporações para identificar seus membros), moedas particulares (destinadas a circular em círculos restritos, como uma fazenda ou localidade) ou ainda os pesos monetários (que serviam para conferir os pesos das moedas em circulação).