Circuito Cultural traz show de dança para Botucatu

Botucatu recebe neste sábado (9), às 20h30, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, o espetáculo de dança “Do Papo ao Passo” da Companhia Soma. A apresentação, com entrada gratuita, é viabilizada pelo Circuito Cultural Paulista, programa do Governo do Estado de São Paulo que conta com apoio da Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria de Cultura.

No ano de 2008 a Cia. Soma foi contemplada pelo prêmio ProAC do Governo  do Estado de São Paulo, na categoria "Pesquisa e investigação em dança". Durante oito meses deram continuidade a sua pesquisa corporal, mas com o objetivo de torná-la também uma pesquisa teórica. Desenvolveram então uma monografia – "Projeto Mira: Estudos de uma Pesquisa em Dança", na qual reconstruíram em palavras todo o percurso que traçaram na dança.

Foi o primeiro trabalho teórico da companhia que marcou um momento importante na carreira das dançarinas. Através dele foi reconhecido o ponto de partida de todos os seus trabalhos e, consequentemente, o caminho ao qual desejavam seguir.

Deste processo surgiu Do Papo ao Passo. Uma “aula-espetáculo” na qual as dançarinas compartilham com o público o resultado dessa pesquisa em uma conversa ilustrada por danças, figuras e cenas que reconstroem o caminho do desenvolvimento de seu repertório coreográfico.

De caráter informal, Do papo ao Passo inicia essa reconstrução com a demonstração das danças das brincadeiras populares, mostrando assim o rico alfabeto e as possibilidades corporais que estas danças podem oferecer. A partir daí, intercalando falas e danças, são expostas as novas sínteses corporais criadas a partir do aprendizado e da intersecção das danças brasileiras com outras técnicas contemporâneas de dança, circo e teatro.