CIA. Teatro de Caixeiros promove oficina gratuita e espetáculo na casa da juventude

A Casa da Juventude – “Professor Vinício Aloise”, localizada na área da antiga estação ferroviária de Botucatu, recebe neste domingo (17) uma oficina gratuita e apresentação da Cia. Teatro de Caixeiros.

As atividades que contam com o apoio da Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria de Cultura fazem parte do calendário das festividades em comemoração aos 161 anos do Município.

A partir das 13 horas o grupo teatral irá realizar a oficina “Pequenas histórias: da criação à execução”.  Através de técnicas e exercícios de manipulação de bonecos a atividade irá apresentar ao participante o universo do teatro em miniatura, orientando a criação de um boneco e de uma história.

O objetivo é promover a iniciação dos participantes no teatro de animação de bonecos por meio do universo do teatro em miniatura. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o teatro lambe-lambe, estética de animação que proporciona ao manipulador e ao espectador vivenciar um universo diferenciado pela miniaturização das formas, e, além disso, participar de um exercício para criação de história em miniatura.

A oficina é destinada para adolescentes com idade mínima de 14 anos  e adultos iniciantes em teatro ou educadores. São 20 vagas disponíveis. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (14)3882-0133 da Secretaria Municipal de Cultura.

Espetáculo

A partir das 17 horas a Cia. Teatro de Caixeiros irá realizar na Casa da Juventude a peça “Viajantes”. A apresentação aberta ao público em geral não terá a necessidade da retirada de ingressos antecipadamente.

Viajantes é um espetáculo de teatro lambe-lambe, ou seja, pequenas histórias que acontecem dentro de caixas, apresentadas individualmente. Para compor este universo, o Teatro de Caixeiros propõe uma intervenção cênica em que os caixeiros “viajantes” chegam ao local para dar início à função e começam com a montagem das suas caixas.

A apresentação das histórias se dá partindo de uma encenação dos artistas que alude à poética circunscrita no universo do lambe-lambe e leva o expectador para dentro das caixas onde acontecem as histórias.  Os espetáculos não se utilizam da palavra articulada. As cenas acontecem a partir das ações dos bonecos e da trilha musical.

Sobre o grupo

O grupo Teatro de Caixeiros nasceu como um centro de estudos, pesquisas e difusão do teatro lambe-lambe na cidade de Ribeirão Preto e região, apoiado e incentivado pela Cia. A DitaCuja de Ribeirão Preto e na sua origem, orientados pela Cia Andante, grupo de teatro lambe-lambe de Itajaí/SC e tem como objetivo a pesquisa dessa linguagem genuinamente brasileira de teatro de animação, e integra-se a uma rede de grupos que atua na difusão do Teatro Lambe-lambe em toda a América latina. https://www.facebook.com/teatrodecaixeiros/

Serviço

Casa da Juventude

Rua Benjamin Constant, 161, Vila Jaú (antiga estação)

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)