Cena Aberta traz espetáculos gratuitos para o Teatro Municipal

Entre os dias 21 a 24 de março, a Secretaria Municipal da Cultura realiza, no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”, a edição 2013 da Cena Aberta – Mostra de Teatro de Botucatu. O evento contará com peças teatrais todas as noites, com entrada franca, a partir das 20h30, de quinta a sábado, e ? s 19 horas, no domingo. Os convites devem ser retirados na bilheteria do teatro com um dia de antecedência.

No dia 21, na abertura da mostra, será apresentado o espetáculo “Aberdeen – um possível Kurt Cobain”, com o ator Nicolas Trevijano, que já participou da novela Malhação. O monólogo, viabilizado pelo Circuito Cultural Paulista, foi escrito pelo jornalista e dramaturgo Sérgio Roveri e busca desmistificar a figura do astro do rock Kurt Cobain, falecido líder da banda Nirvana. A peça mostra o homem avesso ? fama e ? fortuna, nascido na cidade de Aberdeen, no estado norte-americano de Washington.

Já na sexta-feira (22) subirá ao palco do Municipal a atriz Fernanda Sanchez, com a peça “A Cena”, que conta como uma mulher, no cais de um porto, recria a cena de despedida que dá sentido a sua vivência de desamparo.

No sábado (23) os expectadores da mostra participarão de uma experiência inusitada. Durante a Hora do Planeta, das 20h30 ? s 21h30, quando todos deverão apagar suas luzes por sessenta minutos em simbolismo ? preocupação com o aquecimento global, o evento contará com a intervenção “A Lua Nos Espera”, com Willian Novack e Guilherme Gasparini, em frente ao teatro. Em seguida, será a vez do grupo Faz de Conta subir ao palco da casa com o espetáculo “Medéia”.

E no encerramento, dia 24, domingo, a mostra Cena Aberta receberá a esquete de rua “O Descabimento do Brasil” e o espetáculo “Orégano”, com a Cia. Hecatombe, o qual é contemplado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Segundo o assessor em ação cultural de Botucatu, Daniel dos Santos, o objetivo da mostra consiste em permitir a circulação de grupos teatrais e seu encontro com o público. “É importante para qualquer cidade a existência de mostras de arte e Botucatu tem se destacado por possuir algumas. Nelas, há uma grande participação de artistas locais, permitindo, assim, que a população ‘descubra’ que temos teatro de boa qualidade em nossa Cidade”, comenta.

{n}Sobre os espetáculos{/n}

Dia: 21 de março (quinta)
Aberdeen – Um possível Kurt Cobain
Com Nicolas Trevijano pelo Circuito Cultural Paulista
Horário: 20h30
Entrada: Franca
Gênero: Drama
Duração: 50 minutos
Classificação: recomendado para maiores de 14 anos

Dia: 22 de março (sexta)
A cena
Com Fernanda Sanchez
Horário: 20h30
Entrada: Franca
Gênero: Drama
Duração: 40 minutos
Classificação: Indicado para maiores de 12 anos

Dia: 23 de março (sábado)
20h30 – Intervenção na Hora do Planeta – A Lua nos Espera
Com Willian Novack e Guilherme Gasparini
21h30 – Medéia
Com o Grupo Faz de Conta
Entrada: Franca
Gênero: Drama
Duração: 50 minutos
Classificação: Indicado para maiores de 12 anos

Dia: 24 de março (domingo)
19 horas – O Descabimento do Brasil
Elenco: Fernando Vasques, Jô Freitas & Mari Taques
Modalidade: Esquete de rua
Duração: 15 minutos
19h30 – Orégano
Com a Cia. Hecatombe
Entrada: Franca
Gênero: Neogrotesco
Duração: 70 min
Classificação: Recomendado para maiores de 14 anos

Da assessoria