CEI do Santa Maria é beneficiada com o projeto lego

A Prefeitura de Botucatu através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 24 deste mês a entrega do kit pedagógico Lego para o Centro de Educação Infantil (CEI) – “Prof.ª Jurema Ramos Cordeiro”, localizado no Residencial Santa Maria, região sul de Botucatu. A unidade de Educação Infantil, que foi inaugurada em dezembro de 2015, passa a contar a partir de agora com mais este recurso de aprendizagem pedagógico. Com mais esta escola beneficiada, o Projeto Lego chega ao total de 10.500 crianças atendidas na Rede Municipal de Ensino.

A entrega dos materiais na unidade infantil ficou por conta da secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, que contou com a presença da supervisora escolar Lilian Colpas; da gestora Ana Lucia Silva; da responsável pelo Projeto Lego e coordenadora pedagógica de projetos, Cristiane Maria Paganini Messias. O evento também contou com a presença de familiares da patronesse da escola e de pais dos alunos.

Para a secretaria Alessandra Lucchesi de Oliveira, além de proporcionar o brincar para os alunos, o Projeto Lego tem todo um estudo pedagógico para se trabalhar com o material. “Os professores irão desenvolver todos os eixos da Educação Infantil com as crianças através desse material pedagógico. Eles vão aprender fazendo. O educador irá trabalhar a educação motora, a percepção visual, as operações de matemática, linguagem oral e escrita, movimento, entre outras atividades”, comenta Alessandra.

Sobre o Projeto

O Projeto LEGO está presente na rede municipal de ensino desde 2006, sendo o município de Botucatu o pioneiro na implantação na região. A proposta pedagógica da Educação Tecnológica LEGO foi desenvolvida em parceria com renomados institutos, dentre eles o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts – EUA), e é utilizada em mais de 50 países do mundo.

Com uma metodologia inovadora, baseada nos quatro pilares da educação (aprender a ser, aprender a conviver, aprender a pensar e aprender a fazer) criados pela UNESCO, o projeto busca desenvolver através do “aprender fazendo” habilidades e competências para a vida, como: conhecimento tecnológico, trabalho em equipe, empreendedorismo, comunicação, informação, criatividade e raciocínio lógico. Essa nova proposta abrange a capacitação desde atendentes de creche até professores da Educação Infantil, Fundamental I e II.

Na aula LEGO o professor tem a oportunidade de correlacionar os conteúdos de sala de aula envolvendo os alunos em atividades práticas, fazendo com que sejam protagonistas de suas próprias aprendizagens. Nessas atividades, os alunos trabalham em equipe para resolver situações-problema, a fim de encontrar soluções criativas e ideias novas para os problemas apresentados, além de propor experiências de aprendizagem inspiradoras que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências, atitudes e valores para as crianças.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)