Carnaval de rua Botucatu não terá escola campeã em 2013

Este ano não haverá concurso para escolha da melhor escola de samba do carnaval de rua de Botucatu. A decisão foi tomada numa reunião que contou com a diretoria das três escolas e representantes da Secretaria de Cultura que será responsável pelos eventos carnavalescos de 2013. Até o ano passado o carnaval era gerido pela Secretaria adjunta do Turismo.

A Escola de Samba Unidos da Demétria e Estopim da Fiel, ressaltaram que se o concurso fosse mantido elas desfilariam apenas como blocos. O voto contrário e vencido foi da Escola de Samba Gente Unida da Vila Maria, tri-campeã do carnaval botucatuense. O presidente da Vila, Jairo Luiz de Andrade Filho, o Jairinho, lamentou a decisão.

“No meu entender a eliminação do concurso tira a responsabilidade das escolas e o brilho do carnaval, pois a competição é salutar e exige que as escolas cumpram todos os quesitos em julgamento. A escola deve contar na rua, em forma de canto e dança, a história que o enredo pede, em suas mais diferentes alas”, explicou Jairinho.

O presidente da Vila Maria conclui: “Não concordei com a eliminação do concurso, mas respeito a decisão dos outros presidentes que pensam o contrário. Pela experiência que tenho do carnaval, posso dizer que a competição estimula a criatividade, mas como foi esta decisão da maioria temos que, democraticamente, acatar e procurar fazer um grande carnaval. Mas, teremos os desfiles, sem que Botucatu tenha uma escola campeã”.