Campanha conscientiza sobre tumores em cães e gatos

Nesta sexta-feira (16), a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, com apoio da Associação Brasileira de Patologia Veterinária e Associação Brasileira de Oncologia Veterinária, promoveu a segunda edição da Campanha de conscientização e prevenção dos tumores mamários em animais de companhia. O objetivo do projeto de extensão é prestar auxilio à população, esclarecendo sobre o papel da castração precoce na prevenção de tumores mamários e a importância do exame das cadeias mamárias em cadelas e gatas.

Em um posto de atendimento montado na recepção do Hospital Veterinário da Unesp, alunos e docentes da FMVZ distribuíram material informativo sobre o tema, examinaram animais e ensinaram proprietários a fazer o exame periódico. Estudantes de Medicina Veterinária percorreram outras instalações do câmpus de Rubião Junior e da Fazenda Experimental Lageado divulgando a campanha.

A próxima etapa acontece no dia 07 de novembro, na Praça do Bosque, onde a equipe da FMVZ vai repetir as ações de conscientização da população. Os dados obtidos durante a campanha e o eventual tratamento dos pacientes servirão para um levantamento local, além da alimentação de um banco nacional de tumores mamários, organizado pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária.

A ação envolve diversas universidades de todo o país. “Botucatu faz parte de um esforço conjunto para diminuir a incidência do tumor mamário em animais de companhia”, comenta a professora Juliany Quitzan, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da FMVZ, coordenadora da campanha. “Além de beneficiar a população, a iniciativa permite que nossos alunos apliquem os conhecimentos adquiridos nas aulas”, complementa.

A Campanha de conscientização e prevenção dos tumores mamários em animais de companhia tem a colaboração dos professores Alessandre Hataka, Fabíola Zahn, João Carlos Pinheiro Ferreira, Nereu Carlos Prestes, Noeme Sousa Rocha, Renée Laufer Amorim, Stélio Pacca Loureiro Luna e Vânia Maria de Vasconcelos Machado.